Apoiada pela OAB e diversas protetoras de animais, Prefeitura de Ourinhos irá assumir atividades da ADAO já nos próximos dias.

da reportagem 11/04/2022 - 18:03:36 Noticias

GESTÃO TRANSPARENTE E RESPONSÁVEL DO PREFEITO LUCAS POCAY TRAZ A VERDADE SOBRE A ADAO.

A Prefeitura de Ourinhos, respaldada pela OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), irá assumir as atividades da ADAO (Associação Defensora dos Animais de Ourinhos) já nos próximos dias. Todos os trâmites burocráticos estão sendo tomados para encerrar o convênio anterior e para que o Poder Executivo, através da Secretaria de Meio Ambiente, assuma a entidade, que passará a ser um serviço público.

Continua depois da Publicidade

A Prefeitura de Ourinhos, que mantinha suporte a ADAO, já estava preocupada com as questões administrativas da entidade, quando a situação ficou mais delicada após a OAB se manifestar apontando irregularidades sanitárias, tal como falta de condições de habitat e saúde para os animais. "A situação dos animais amparados pela ADAO vem sendo estudada não é de agora, já faz algum tempo que estamos empenhados nisso. A atual gestão, através da Secretaria de Meio Ambiente, reconhece o imenso empenho e trabalho realizado pela dona Conceição há mais de 20 anos e esse é o principal motivo que fez estudarmos o caso com muita cautela, pois respeitamos muito a sua história a frente do projeto", explica o secretário da pasta, Maurício Amorosini.

Nesta nova etapa, todo o direcionamento de material, recurso e pessoal será feito pela administração municipal. Nesta segunda-feira (11) já serão enviados 300 quilos de ração para suprir as necessidades emergenciais dos animais. A partir de quarta-feira (13), as rações já serão periodicamente compradas pela própria secretaria responsável para alimentar os animais.

Também estão sendo compradas vacinas V10, verimifugos e anti sarna, vacina para raiva, entre outros serviços veterinários específicos para atender os cães da entidade. "As ações programadas pela secretaria de Meio Ambiente vinham sendo tomadas de forma muito discreta para evitar exposição e respeitar a imagem e a pessoa da Dona Conceição que tem e sempre terá todo o nosso respeito, mas as ações precisam ser feitas para além de proteger os animais, também protegê-la de quaisquer possiveis acusações com relação a situação encontrada", afirma.

Maurício esclarece que a ação também se faz necessária uma vez que a ADAO é uma associação privada, caracterizando como crime e improbidade administrativa qualquer possibilidade de tentar solucionar o problema aumentando o repasse ou colocando equipe no local.

Publicidade

Parceiros