FALTA DE MANUTENÇÃO EM ESTRADA RURAL CAUSA PROBLEMAS EM SANTA CRUZ DO RIO PARDO

Jornal Debate 11/09/2011 - 13:43:38 Região

CIDADE — Segundo empresário, estrada estreita e sem manutenção tem prejudicado produtores rurais - Lucas Viol Scarpim reclama que os mata-burros da estrada estão deteriorados.

Uma estrada de terra, localizada no bairro da Peroba, a 9 quilômetros da zona urbana de Santa Cruz do Rio Pardo, tem causado transtornos aos produtores rurais e moradores da região. Segundo Lucas Viol Scarpim, empresário que utiliza a estrada para escoamento da safra de grãos e transporte de gado, a via tem diversos problemas, desde a largura até a falta de manutenção. Segundo ele, um dos principais contratempos é a dificuldade em transitar com o maquinário. “A estrada é muito estreita. A ponte construída pelo município está cheia de marcas de pneus dos equipamentos que transitam nela. E a prefeitura fez uma valeta em um trecho, diminuindo ainda mais o espaço. Em alguns lugares, a largura é só de 3,5 metros. Não tem como dois carros de passeio passarem por ela ao mesmo tempo, em sentidos contrários”, disse. Para Scarpim, seria necessário recuar a valeta ou aumentar a estrada em direção à mata. “Se me dessem permissão, eu mesmo já teria realizado essa obra”.
Outro problema são os mata-burros antigos, feitos de madeira e que se encontram deteriorados, com muitas tábuas soltas. “Eles deviam fazer os mata-burros com materiais mais resistentes, como concreto e metal, ou então construir um bueiro. Isso diminuiria a necessidade de manutenção”, afirmou Scarpim. Mas não são só os produtores que sofrem com o problema. Segundo Scarpim, muitos estudantes perdem aulas porque a estrada não é cascalhada e fica muito lisa quando chove, impedindo o ônibus escolar de transitar. “Não é todo mundo que pode pegar o carro e levar o filho até o asfalto. Assim, a educação das crianças também está sendo prejudicada”, disse. Procurado para esclarecimentos, o município não se manifestou até o fechamento desta edição.

FONTE: JORNAL DEBATE

Parceiros