INSTALAÇÃO DE ACADEMIAS DA SAÚDE MUDA CONCEITO DA SAÚDE EM OURINHOS

Prefeitura M. de Ourinhos 13/09/2011 - 17:52:58 Cidade

Investimento em saúde preventiva feito nos últimos anos pela Prefeitura começa a surtir efeitos positivos para a qualidade de vida da população

A instalação de Academias de Saúde ao Ar Livre em diversas Praças de Ourinhos, que já conta hoje com 7 delas: ( Praça “Presidente Kennedy” - Praça do Seminário, Sistema de Lazer Maurício Carnevalle - Cohab, Praça Henrique Fittipaldi - Jd. América, Praça Alberto Marques "Sr. Liberto" - Jardim Industrial, Jardim Flamboyant, Jardim São Judas Tadeu e Praça Benício do Espírito Santo (Praça da Vl. Margarida, que também recebeu a "Praça do Idoso") revelam a mudança do conceito de Saúde Pública no município e marcam a inversão das políticas públicas promovidas neste Setor pela Prefeitura, nos últimos anos. A partir da 1ª gestão do Prefeito Toshio Misato em 2005, o município passou a investir na saúde preventiva e não apenas na saúde curativa como era feito anteriormente. Antes havia em Ourinhos uma cultura de se investir na saúde curativa, priorizando apenas a melhora do atendimento dos usuários do Sistema de Saúde Pública e a oferta dos medicamentos para a população mais carente. A partir de 2005, o Prefeito Toshio determinou que fosse priorizada também a saúde preventiva, através da implantação das Academias de Saúde, que estimulam a prática de exercícios físicos, melhora a qualidade de vida e ajuda a prevenir e evitar uma série de problemas de saúde que estas pessoas poderiam vir a ter. Outro exemplo destas ações preventivas, é o Programa “Saúde de Ouro”, implantado pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde a partir de 2006 e que atende hoje cerca de 600 pessoas, em 14 Unidades de Saúde, oferecendo a prática do Tai-Chi-Chuan e Lian Gong. O “Saúde de Ouro” foi implementado inicialmente com intuito de atender ao grande número de pessoas com hipertensão arterial sistêmica e progressivamente, foi estendido a toda população. Segundo o relato de várias pessoas que fazem parte do projeto “Saúde de Ouro”, suas vidas mudaram após estas atividades, diminuindo a pressão arterial e as dores crônicas que muitos deles sentiam. Hoje, eles se dizem mais dispostos, tendo efeitos inclusive em sua vida social, passando a sair mais de casa e aumentando seu círculo de amizades.

Prefeitura instalará 5 novas Academias da Saúde até o final do ano

Além das 7 Academias já instaladas, a Prefeitura irá inaugurar até o final do ano, mais 5 Academias de Saúde. Nesta semana, acontece a inauguração de 2 Academias de Saúde. Na 5ª feira, dia 15/09, às 10 horas, a Academia do Parque Pacheco Chaves, cuja instalação foi viabilizada por meio de recursos do duodécimo da Câmara Municipal, destinados pelo Vereador Antonio Amaral Junior (Toninho do PT). Na 6ª feira (16) às 10 horas, será inaugurada a Praça Aldivino de Souza – ‘Butura’, construída pela Prefeitura com recursos próprios, cujo local também foi contemplado com uma Academia de Saúde, com recursos de emenda parlamentar do Deputado Estadual Vinícius Camarinha, no Jd. Flamboyant. As novas Academias da Saúde foram adquiridas com recursos destinados pela Câmara Municipal, por meio da sobra do duodécimo, sendo que os Vereadores, num trabalho pioneiro, conjunto com a Prefeitura, fizeram indicações que atendem os pleitos da população que, com as Academias da Saúde, além de praticar exercícios físicos, terão melhorada sua qualidade de vida.

Publicidade

Parceiros