NOVO COLETE UTILIZADO POR POLICIAIS MILITARES VEM CAUSANDO TRANSTORNOS E DESCONFORTOS

WWW.REPORTERNARUA.COM.BR 03/10/2011 - 12:33:09 Diversos

APÓS DETERMINAÇÃO DO COMANDO DA POLÍCIA MILITAR OS NOVOS COLETES (SOMENTE A CAPA) TERÃO DE SER UTILIZADOS SOB PENA DE ADVERTÊNCIA

A Polícia Militar determinou que a partir do dia 01/10/11 todos os Policiais Militares do estado de São Paulo deverão utilizar os coletes por debaixo da camisa. Ocorre que o tal colete (somente a capa) já que a parte interna é a mesma que vinha sendo utilizada, somente foi inserida dentro da capa nova vem causando transtorno durante a utilização. Já se tem notícia de policias no estado que baixaram nos hospitais devido ao calor excessivo que o colete vem provocando por não conseguir transpirar. Outros casos dificultam a mobilidade do policial, impedindo que certos acessos como telhados e muros altos sejam impossíveis de serem alcançados devido ao uso do novo colete. Até o momento não se sabe de qualquer atitude tomada por associações que representam os Policiais Militares quanto ao assunto. A reportagem está em conjunto com alguns órgãos de imprensa no estado fazendo um levantamento e já se tem notícia de que ações junto ao poder judiciário estão sendo preparadas no sentido de minimizar o sofrimento pelo que os Policiais Militares de São Paulo vêm sofrendo.

VEJA ABAIXO REPORTAGEM FEITA PELO ESTADO DE SÃO PAULO

Polícia Militar de SP terá de usar colete à prova de bala sob a farda

Objetivo de "esconder" o acessório é aproximar a população dos policiais Até o fim do ano, todos os policiais militares de São Paulo vão aparecer nas ruas com um visual diferente. Soldados, cabos, sargentos e oficiais vão utilizar os coletes à prova de bala sob a farda. A determinação partiu do comandante da corporação, Álvaro Camilo. Para ele, o policial com o colete exposto sugere uma imagem repressora da PM. A mudança pretende aproximar a população dos policiais, dentro da filosofia de polícia comunitária. Segundo Camilo, o equipamento sob a roupa causará um impacto menos agressivo às pessoas que passam pela rua. Em junho, 2.500 recrutas formados pela escola de Soldados de Pirituba, na zona oeste, foram os primeiros a receber o equipamento. Na fase de estágio, eles foram para as ruas diariamente com os coletes dentro da camisa. Depois, foram compradas mais 15 mil peças, que já fazem parte do dia a dia de outros policiais. De acordo com corporação, cada colete custa R$ 350, em média. Nessa nova versão, eles são cinza claro. Agora, o tecido dos modelos comprados é mais mole, o que não causa tanto desconforto. O policial que quiser poderá usar o colete diretamente na pele, uma vez que, segundo a PM, é preparado com material antibacteriano. Mesmo assim, alguns policiais têm optado por colocar uma camiseta por baixo.Quem for flagrado fugindo à nova regra será advertido pelo seu comandante. Cada oficial responsável por batalhões fará uma espécie de check-list antes de mandar o efetivo para a rua.Carolina Ricardo, coordenadora de gestão local de segurança Pública do Instituto Sou da Paz, diz que a medida é válida, mas acredita que outras atitudes devem ser tomadas para aproximar a população dos PMs. É importante a aparência física, mas sozinha não dá conta. É preciso aprimorar, fazendo a PM ajudar o cidadão nas ruas, conhecendo a região onde atua e sendo treinada para se comunicar.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.



Publicidade

Parceiros