TENENTE CAMACHO DE OURINHOS ESTÁ A SERVIÇO NO TIMOR LESTE E RELATA O ENCONTRO DE TRÊS GRANADAS LOCALIZADAS POR POLICIAIS

da reportagem 16/10/2011 - 09:04:42 Cidade

Retornei ao Timor-Leste no dia 08 de outubro de 2011 após férias aí em Ourinhos. Há dois dias fui informado que alguns policiais timorenses trouxeram para o quartel onde trabalho três granadas de fragmentação encontradas na área da montanha Matebian, distante cerca de 25 Km daqui.

Uma era de origem inglesa, outra indonésia e a terceira, portuguesa. O problema é que uma delas era um UXO (Unexploded Ordnance), ou seja, uma granada que foi lançada e não explodiu e que portanto não poderia ter sido removida do local onde foi encontrada. Fiz contato com o esquadrão anti-bombas que temos aqui, da Guarda Nacional Republicana, de Portugal, que prontamente enviou uma equipe para lidar com o problema.

Os recursos aqui são tão limitados que o UXO foi levado para fora do quartel em uma caixa de papelão que servia de lixo. A granada foi então detonada com o uso de explosivos e as duas restantes foram levadas para a capital para posteriormente terem o mesmo destino.

Fonte: Tenente Eduardo Camacho

Publicidade

Parceiros