TIRO-DE-GUERRA REALIZA FORMATURA ALUSIVA DO DIA DA BANDEIRA E COMPROMISSO À BANDEIRA

assessoria 23/11/2011 - 11:25:31 Cidade

O Tiro-de-Guerra realizou no dia 18 de novembro cerimônia de Compromisso à Bandeira e para comemorar a data de 19 de novembro - Dia da Bandeira Nacional. A Bandeira Nacional atual, símbolo da Pátria por excelência, foi adotada pelo decreto nº 4, de 19 de novembro de 1889, logo após a Proclamação da República. A Nação é representada pela Bandeira, que concretiza o ideal cívico e patriótico, enfatiza e empolga os sentimentos e emoções ligados a um País.

O hasteamento do Pavilhão Nacional foi realizado pelo 2º Ten. Dorival de Oliveira, delegado do Serviço Militar. As bandeiras do Estado de São Paulo e do município de Ourinhos foram hasteadas pelos atiradores destaques do ano 2011, Ereno e Coutinho, respectivamente.

O instrutor do TG, 2º Sgt. Luiz André, fez a leitura da Ordem do Dia, do excelentíssimo Senhor General de Exército Enzo Martins Peri, Comandante do Exército.

Logo após, teve início a cerimônia de Compromisso à Bandeira Nacional (box), para os Atiradores que concluíram com aproveitamento o ano de instrução, lido pelo Chefe da Instrução do TG, 1º Sgt. Nilson Aparecido Ferreira. Em seguida, os compromitentes desfilaram em continência à Bandeira Nacional.

Foi realizada, em seguida, a incineração das bandeiras inservíveis, de acordo com o que dispõe o artigo 32 da Lei º 5.700, de 1º de setembro de 1971, que diz: “As bandeiras em mau estado de conservação devem ser entregues a qualquer unidade para que sejam incineradas, seguindo cerimônia peculiar no dia da Bandeira”. A cerimônia foi conduzida pelo Senhor Jairo Teixeira Diniz, atirador da 1ª turma de Atiradores do ano de 1938.

Fazendo uso da palavra, o 1º Sgt. Ferreira enfatizou que os militares possuem grande devotamento e respeito à Bandeira Nacional, que é diariamente hasteada às 8h00, com tropa formada, prestando continência, como manda o protocolo, como culto aos símbolos nacionais, e às 18h00 é realizado seu arriamento nos mesmos moldes. Sgt. Ferreira lamenta que, através dos tempos, o culto à Bandeira Nacional venha mudando. “A data de 19 de novembro está caindo no esquecimento dos mais jovens, e alguns colégios não estão mais disponibilizando um dia da semana para cantar o Hino Nacional e hastear a bandeira. Isso tem que ser resgatado. Nossos jovens devem saber cantar o nosso hino e saber o significado das cores da bandeira e suas estrelas imponentes”, afirmou.

Sargento Ferreira lembra que, todos os anos, durante o mês de novembro, o Tiro de Guerra se disponibiliza a ir aos colégios para dar palestras sobre os temas Bandeira Nacional, cidadania, civismo e patriotismo.
Ao término da cerimônia, os presentes entoaram o Hino à Bandeira Nacional – letra de Olavo Bilac e música de Francisco Braga.

Compareceram à solenidade as seguintes autoridades e personalidades: 2º Ten Dorival de Oliveira, delegado do Serviço Militar, Sra Neide Lopes Campiom – Rede de Combate ao Câncer de Ourinhos, Sr Jairo Teixeira Diniz, e representantes do Colégio Coc-Objetivo, além de familiares dos atiradores.

O Chefe da Instrução, Instrutor e Funcionários, agradecem a todas as autoridades, amigos do Tiro-de-Guerra, pais e familiares dos atiradores que com suas ilustres presenças abrilhantaram a solenidade militar.

Atenciosamente,

NILSON APARECIDO FERREIRA - 1º Sargento
Chefe da Instrução do Tiro de Guerra 02–026





“TIRO-DE-GUERRA: UMA ESCOLA DE CIVISMO E CIDADANIA”

Publicidade

Parceiros