CATADORAS DA RECICLA OURINHOS PARTICIPAM DE AUDIÊNCIA PÚBLICA EM BRASÍLIA

assessoria 07/12/2011 - 18:15:44 Cidade

Um grupo de quatro catadoras da Recicla Ourinhos esteve presente nos dias 01/11 e 30/12, em Brasília, para acompanhar a apresentação da última versão do projeto de Lei da Política Nacional de Resíduos Sólidos. Cláudia da Silva, Luciana Domingues Gaspar, Claudete Aparecida Josué e Ivanilda da Silva, juntamente com outros 100 catadores do MNCR (Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis), acompanharam as propostas e defenderam a nova versão do PL que inclui reivindicações do movimento para integração dos catadores e suas organizações na gestão de resíduos em todo o Brasil.
Os participantes tiveram a oportunidade de formular sugestões para temas como redução de resíduos, fechamento de lixões, compostagem e inclusão social dos catadores. Diversos parceiros militantes e representantes de entidades especialistas no tema também se fizeram presentes e se posicionaram ao lado dos catadores na defesa de ações a metas favoráveis ao meio ambiente e sustentabilidade.

Severino Lima Junior, membro da Comissão Nacional do MNCR, declarou durante a audiência a importância do trabalho dos catadores nas cidades para diminuição do volume de resíduos que vão para aterros sanitários e lixões. Lembrou também que na primeira versão do projeto nem se mencionava o nome dos catadores de materiais recicláveis.

O representante do MNCR elencou ainda uma série de ações desenvolvidas pelo MNCR como o fomento a implantação de programas municipais de coleta seletiva, mobilizações, encontros nacionais e catadores, fórum, participação no Comitê Interministerial de inclusão econômica dos catadores, entre outras ações. “Realizamos todos os anos mobilizações em todo o Brasil para no dia 07 de Julho lutando pelo reconhecimento dos catadores e a preservação do meio ambiente” frisou.

A audiência pública nacional contou com a presença de representantes de setores da indústria, dos Governos e da sociedade civil de 25 Estados brasileiros. Participaram também observadores internacionais, como a coordenadora da Aliança Global por Alternativas a Incineração (GAIA), Magdalena Danoso, e os catadores da Argentina e do Chile delegados da Red Latinoamericana de Recicladores.

Publicidade

Parceiros