EXCESSO DE FERIADOS PODE ACARRETAR PREJUÍZOS AO COMÉRCIO

ACE Ourinhos 02/02/2012 - 19:19:54 Diversos

Feriado prolongado é sinônimo de prejuízos aos comerciantes. Segundo dados da Fundação Getulio Vargas (FGV), as perdas de faturamento do comércio brasileiro em 2012 poderão atingir cerca de R$ 50 bilhões. Apenas os comerciantes que possuem lojas em shopping centers conseguem lucrar com os feriados, pois as pessoas aproveitam os dias de folga para passear e fazer compras.

O ano de 2012 tem dez feriados nacionais que caem em dias de semana, sendo que os meses que serão mais prejudicados este ano são fevereiro, abril e novembro.

Em fevereiro, além de o mês já ter menos dias, o carnaval envolve 2,5 dias parados, que são a segunda-feira (20), a terça-feira (21) e metade da quarta-feira de cinzas (22). Em abril, há dois feriados (Sexta-Feira da Paixão e Tiradentes) e um dia “enforcado”. Já novembro apresenta dois feriados (2 e 15) e três prolongamentos.

Em âmbito municipal, o feriado de 06 de agosto (padroeiro da cidade) cairá em uma segunda-feira. Já no dia 13 de dezembro (aniversário da cidade), como nos anos anteriores, o comércio estará aberto das 9h às 22h em razão dos horários especiais de final de ano.

Com tantas interrupções na semana, o comércio local teme queda nas vendas. "Os negócios são paralisados e ocasionam um freio no consumo já que muitas pessoas aproveitam o feriado prolongado para viajar", relata o presidente da Associação Comercial e Empresarial, Diógenes Correa Leite.

Para evitar mais perdas, o dirigente recomenda que os empresários façam um planejamento estratégico e desenvolvam ações promocionais para alavancar as vendas. Outra opção seria a formalização de um acordo com o Sindicato dos Empregados do Comércio para o funcionamento dos estabelecimentos em algumas datas específicas respeitando, assim, as exigências trabalhistas.

"Nós respeitamos e entendemos a importância das datas comemorativas, porém estamos muito receosos com seu impacto na economia local. Além da queda no faturamento das empresas, temos que levar em consideração que os comerciários também saem perdendo já que muitos são comissionados e um dia sem vendas representa prejuízos no final do mês", finalizou Correa Leite.

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