RECICLA OURINHOS ESTEVE PRESENTE NO SEMINÁRIO CATAFORTE EM GUARULHOS

assessoria 15/02/2012 - 12:26:29 Diversos

Integrantes da Cooperativa de Catadores Recicla Ourinhos participaram nos dias 9 e 10 de fevereiro do Seminário Nacional Cataforte Logística Solidária, que teve como objetivo capacitar lideranças e proporcionar conhecimentos sobre gestão e finanças e, com isso, possibilitar que esses agentes tenham condições de participar de todo processo que envolva a Cadeia Produtiva dos Resíduos Sólidos.

Participaram da mesa de abertura: o presidente da Fundação Banco do Brasil, Jorge Streit; o secretário adjunto do Ministério do Trabalho e Emprego/Senaes, Roberto Marinho; o gestor de projetos sociais da Petrobras, Marcello Brandão; o representante do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES, Marcos Matias Cavalcante; o membro da equipe de articulação do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR), Severino Lima Júnior; o gerente de Desenvolvimento Regional Sustentável do Banco do Brasil/SP, Valdir Matias; e a secretária municipal de serviços públicos do município de Guarulhos, Maria Helena Ribeiro.

Estiveram presentes no evento catadores de 18 estados. A região de Ourinhos foi representada pela presidente da Recicla Ourinhos, Matilde Ramos da Silva e por membros da Cocassis (Cooperativa de Catadores de Assis). O Cataforte é fruto da parceria entre a Fundação do Banco do Brasil e a Secretaria Nacional de Economia Solidária do Ministério do Trabalho e Emprego e visa o fortalecimento do Associativismo e Cooperativismo dos Catadores de Materiais Recicláveis.

Por meio do projeto Logística Solidária Cataforte, a Recicla Ourinhos firmou convênio com o Governo Federal para a compra de um caminhão de coleta e duas caçambas com capacidade de 21 mil kg, que ajudarão a reduzir o esforço empregado pelos catadores e a dar maior independência na coleta e comercialização dos materiais recicláveis. Segundo Matilde, a participação no Seminário foi de grande importância para os catadores da microregião de Ourinhos que estão se organizando para inaugurar uma rede de comercialização, que irá reunir associações e cooperativas da região para comercializar o material coletado e, com isso, agregar maior valor aos produtos e evitar os atravessadores. “Pudemos aprender como funciona a rede solidária de cooperativas. Foram apresentados esclarecimentos nas áreas de Direito, Saúde e Economia, além de uma capacitação para gestores das futuras redes”, enfatizou Matilde.

Farão parte da rede de comercialização a Cooperativa Recicla Ourinhos e as Associações de Catadores de Ipaussu, Piraju, Paranapanema e Salto Grande.
O presidente da Fundação BB, Jorge Streit, disse que o Cataforte I serviu de grande aprendizado, pois envolveu diversas instituições, possibilitando a organização e a formalização dos grupos. Agora, com o Cataforte II – Logística Solidária, as instituições parceiras estão pensando de forma mais estruturada no cotidiano do trabalhador: “a entrega de caminhões faz parte desse processo de profissionalização e constituição de cooperativas. Além da capacitação e da orientação para o trabalho, estamos focados para que haja o mesmo nivelamento de ações em todos Estados”, comenta.

Em depoimento, o representante do BNDES, Marcos Matias, disse que “o Cataforte é a saída para os catadores e a ideia de todos os parceiros é fortalecer as Redes para o trabalho em conjunto, porque sozinho é muito difícil enfrentar crises”. Já para Marcello Brandão, da Petrobras, responsabilidade social é algo que está inerente ao negócio da instituição: “o tema Responsabilidade Social consta na nossa missão e isso se materializa a partir de um programa chamado “Programa Petrobras Desenvolvimento e Cidadania. Por intermédio desse Programa, a empresa realiza investimentos sociais e apoia projetos na área da reciclagem”, disse.

Publicidade

Parceiros