AULAS DE PINTURA DEIXAM IDOSOS MAIS FELIZES EM ESPÍRITO SANTO DO TURVO

assessoria 12/04/2012 - 18:20:46 Região

As aulas do curso de pintura em tecido para idosos recomeçaram no mês de abril. Quem já fazia o curso nos anos anteriores estava ansioso para a retomada das aulas. O projeto existe desde 2010 e é um serviço de convivência para a terceira idade. Atualmente são atendidas 20 pessoas divididas em duas turmas.
A psicóloga do CRAS e coordenadora do projeto do idoso, Leonidia Aparecida Bertonilo Ferreira, explicou que além da terapia com o trabalho manual, o projeto ajuda na socialização, tira o idoso da casa e do isolamento. “Acredito que a troca de experiências entre eles está contribuindo muito. Eles fazem novas amizades e ainda trazem mais pessoas para participar”, diz.
Leonidia revelou ainda que no segundo semestre haverá uma nova oficina, mas o tema ainda não foi definido. O curso de pintura em tecido está acontecendo pela terceira vez. Em 2011 ele ocorreu no segundo semestre, mas desta vez já teve início no primeiro semestre. São alunos que estavam no curso em 2011 e até em 2010, eles estão fazendo aprimoramento. A turma também tem alunos novos.
O interessado deve ir até o CRAS, para que seja aberto um prontuário, faz uma entrevista e, estando dentro do perfil, irá participar. A psicóloga explicou que o perfil escolhido é do idoso que está com os vínculos rompidos. “Quando é uma pessoa que precisamos incluir, que precisamos fazer esse movimento da socialização para que ele participe de uma atividade para melhorar a autoestima e se incluir mesmo”, argumenta.
A professora Nélia Ivone Ricardo Cubas revelou que fez curso de pintura, já pensando em ensinar para os idosos. “É muito gratificante”, afirma. Os alunos desenham seguindo os modelos da apostila ou levam suas sugestões de casa. Durante as aulas eles pintam panos de prato, mas a técnica pode ser aplicada em toalhas e roupas.
Alunas – Maria Tereza Ilário de Andrade, 57, está fazendo o curso pela terceira vez. Ela também treina em casa, mas gosta do curso, pois é uma terapia para ela. “Distrai a cabeça e é muito gostoso. Antes de vir aqui eu não tinha o que fazer. Aqui a gente se diverte, aprende, faz amizade. Muito bom esse curso”, garante.
A aposentada Benedita Funchal da Silva, 62, disse que no começo não sabia nem pegar no pincel, mas tinha vontade de aprender. A novata da turma, Maria de Lurdes Conceição Cubas, 60, morava na cidade de Americana e já fazia pintura em madeira, então resolveu participar do curso em sua nova cidade.
Maria de Lurdes Bernardino, 61, disse que não gosta muito do resultado de suas pinturas, mas se diverte fazendo e não quer parar. Maria Aparecida Miranda, 66, não gosta de ficar parada, sempre participa dos cursos e passeios que surgem para a terceira idade. Rita Maria de Jesus, 59, entrou em 2011 no curso e está feliz. “A gente aprende e distrai a cabeça”, afirma.
As aulas acontecem as segundas e quartas-feiras no período da tarde no CRAS, na rua Virgílio Gonçalves, 1-81, centro.

Publicidade

Parceiros