CIRCUITO CULTURAL DUKE ENERGY VISITA CHAVANTES

Stefano Martins- Ass. Imprensa 19/04/2012 - 09:39:20 Região

Cidade recebe a caravana conduzida pela ONG Teatro de Tábuas no dia 20, no Bosque Municipal

O Circuito Cultural Duke Energy chega ao município de Chavantes nesta sexta-feira, dia 20, iniciando visitas a três cidades na abrangência do reservatório Chavantes. Dia 23, as atividades serão realizadas em Ribeirão Claro e, no dia 25, em Jacarezinho, ambas no Paraná. Em Chavantes, a estrutura será montada no Bosque Municipal, oferecendo programação de cinema e teatro gratuita e aberta à comunidade.

As atrações, neste ano, serão apresentadas em uma nova estrutura – uma carreta-teatro de 15 metros com cobertura inflável e capacidade para acomodar 150 espectadores sentados, oferecendo ao público todo o conforto de uma sala climatizada, dotada de palco, iluminação, sonorização, projetor e tela. Nesses locais haverá sessões da peça teatral infantil “A flor” e dos filmes “Os Smurfs”, “Marte Precisa de Mães” e “O Homem do Futuro”. Desta vez, o circuito traz uma novidade: a exibição de curtas-metragens, dando oportunidade ao público de conhecer diferentes trabalhos. As exibições ocorrem de acordo com a programação montada em cada cidade.

O Circuito Cultural Duke Energy conta com apoio das prefeituras municipais. Por meio de parceria com as secretarias de Educação, as escolas das cidades agendam com o Teatro de Tábuas a participação dos alunos nas apresentações culturais. Já para a comunidade em geral, as informações sobre a retirada gratuita dos convites devem ser obtidas junto às secretarias municipais de Educação e de Cultura.

De acordo com a gerente-geral de Relações Institucionais da Duke Energy, Ana Amélia de Conti Gomes, contribuir para o desenvolvimento da cultura nas comunidades da Bacia do Paranapanema, vizinhas às hidrelétricas sob sua concessão, é importante para a companhia. “Com os espetáculos, levamos lazer e cultura aos municípios, e isso é muito gratificante para nós”, diz.

Na sequência, a caravana cultural patrocinada pela Duke Energy, via Lei Rouanet, estará em Salto Grande, dia 27, onde encerra a programação do mês de abril. Esta primeira fase do projeto, em 2012, foi retomada em março e segue até agosto. Nesse período, 54 cidades paulistas e paranaenses da Bacia do Paranapanema receberão as atividades culturais conduzidas pela ONG Teatro de Tábuas, que devem atrair um público de mais de 50 mil pessoas. Em 2011, o Circuito Cultural contabilizou mais de 43 mil espectadores em 46 cidades visitadas, 5.996 quilômetros percorridos e 118 dias de circulação.

PROGRAMAÇÃO
Teatro – A peça teatral "A flor", especialmente desenvolvida para esta circulação, conta a história de dois vagabundos que perambulam pelo mundo e que sempre entram em enrascadas no intuito de se darem bem. Depois de muito andarem, eles se deparam com uma bela rosa nesta caminhada, pela qual os dois se enamoram, gerando um dilema: água para matar sua sede ou para regar a tão frágil flor? Apaixonados por ela, eles farão de tudo para defendê-la dos percalços do clima e do caminho. Essa mistura é garantia de trapalhadas e risadas, já que os dois terão um ao outro como ajudante e rival em sua empreitada. Uma abordagem poética sobre amor, respeito mútuo e cuidado com a natureza.

Filmes

Os Smurfs (aventura – livre)

Quando a perseguição do malvado mago Gargamel expulsa os Smurfs da sua aldeia através de um portal mágico, eles vêm parar no nosso mundo, bem no meio do Central Park de Nova York. Com apenas “três maçãs” de altura e presos na Big Apple, os Smurfs precisam encontrar um jeito de voltar para a aldeia antes que o Gargamel os localize.

Marte Precisa de Mães (animação – livre)
Millo tem apenas nove anos de idade e só descobre o verdadeiro valor de sua mãe, quando ela é raptada por marcianos que planejam roubar sua sabedoria materna para beneficiar as crianças marcianas. Ele não está disposto a entregar os pontos e vai partir em uma verdadeira aventura épica para salvá-la das mãos do inimigo, nem que para isso tenha que se aliar a uma raça alienígena e à rebelde marciana Ki.

O Homem do Futuro (comédia romântica - 12 anos)

Wagner Moura interpreta Zero, um cientista genial, porém, arrogante e infeliz. Prestes a ser demitido, ele resolve por em prática um novo invento: um acelerador de partículas. O experimento fracassa, mas, acidentalmente, ele volta no tempo e tem uma nova chance com Helena, uma mulher que renegou e humilhou o cientista anos antes desta viagem.

Publicidade

Parceiros