PROJETO RESGATE DO BRASÃO E DA BANDEIRA DE CHAVANTES

Stefano Martins- Ass. Imprensa 21/04/2012 - 15:53:53 Região

A Prefeitura Municipal de Chavantes, através da Secretaria Municipal da Cultura e Turismo e Museu Histórico de Chavantes Adibe Abdo do Rio, em comemoração ao dia do Índio, esta realizando o Projeto Resgate do Brasão e da Bandeira de Chavantes.

O Resgate do desenho e das cores originais do Brasão e da Bandeira de Chavantes, tem o objetivo de Divulgar as Leis Municipais que instituíram o Brasão, a Bandeira e o Hino à Chavantes e Mostrar a presença indígena em Chavantes.

O projeto teve início com a vinda dos índios da aldeia Ekeruá de Avaí no dia 17 de abril, no Ginásio de Esportes 4 de Dezembro de Chavantes. Os alunos da rede municipal de ensino conheceram um pouco da cultura dos índios Terena de Avaí, através de apresentação da Dança da Chuva pelas índias e Dança da Ema, pelos índios e do artesanato.

O índio David, professor da tribo, realizou uma dinâmica com os alunos, incitando a curiosidade sobre os costumes indígenas e explicando a realidade da vida atual.A origem indígena do nome da cidade que consta do Brasão, a Bandeira e o Hino Municipal foram mostrados aos alunos.

Também no saguão da Prefeitura está sendo realizada exposição mostrando a presença indígena no município e o Brasão, a Bandeira e do Hino à Chavantes.Da mostra consta mapa de 1886 de Theodoro Sampaio e objetos indígenas encontrados na cidade, que fazem parte da coleção de Geraldo Negrão Machado, emprestada pelo Museu de Arqueologia e Etnologia da USP, Centro Regional de Piraju. Também estão expostos objetos dos índios do Mato Grosso doados ao Museu.

O Brasão e a Bandeira de Chavantes foram criados por Dirceu Vedovello com a auditoria técnica do heráldico Arcinoé Antonio Peixoto de Faria e instituídos por Lei Municipal em 1965.O Hino à Chavantes teve a letra de José Rúbio Morales e música de Tobias Moreira Júnior.

A Secretária de Cultura e Turismo, Fernanda Corazza e Maria Helena Cadamuro, responsável pelo Museu, agradeceram aos índios da aldeia Ekeruá da reserva de Avaí, SP, que gentilmente aceitaram o convite.

Ao Prof. Dr. José Luiz de Morais, Diretor do MAE USP, Museu de Arqueologia e Etnologia da USP e equipe do Centro Regional de Arqueologia Ambiental de Piraju pelo empréstimo da coleção Geraldo Negrão Machado e informações sobre a presença do índio na região

Publicidade

Parceiros