DUKE RECEBE ESTUDANTES NA SEMANA DO MEIO AMBIENTE

Stefano Martins- Ass. Imprensa 29/05/2012 - 17:25:48 Região

Alunos de cinco cidades visitarão a Estação de Hidrobiologia, onde são produzidos os peixes para repovoamento do Paranapanema

Mais uma vez a Duke Energy aproveita o Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado em 5 de junho, para desenvolver uma programação especial que visa apoiar escolas municipais com atividades de educação ambiental. Neste ano, participam do projeto cerca de 250 estudantes de ensino fundamental de Chavantes, Bernardino de Campos, Ibirarema, Cândido Mota e Salto Grande.

De 29 de maio a 1º de junho, eles serão recepcionados na Estação de Hidrobiologia e Aquicultura da empresa, que fica ao lado da usina hidrelétrica Salto Grande, em Salto Grande (SP), onde é realizado o trabalho de reprodução de peixes de espécies nativas para repovoamento do Paranapanema. A cada ano, 1,5 milhão de peixes jovens sai da estação para os reservatórios das hidrelétricas sob concessão da Duke Energy no Rio Paranapanema – um trabalho que as crianças conhecem de perto com o acompanhamento e explicações dos técnicos da área de Meio Ambiente da companhia.

Durante a visita, os técnicos abordam não só a reprodução de peixes, mas outros temas importantes para a preservação e conservação ambiental, que impactam diretamente a disponibilidade e qualidade da água, como matas ciliares e lixo. De acordo uma das palestrantes, a engenheira ambiental Luciana Menegatto, o evento visa proporcionar informações aos estudantes e também envolvê-los em questões referentes à conservação ambiental.

As crianças que participam das atividades neste ano também irão se divertir assistindo a peça teatral “Presente consciente, futuro melhor pra gente”, encenada pela companhia teatral Viverart, de Ribeirão Preto, cuja história leva o público a refletir e se sensibilizar com preservação dos recursos naturais. “A ideia é ressaltar o quanto todos podem e devem ajudar o meio ambiente, se tornando defensores de suas causas”, diz Menegatto.

De acordo com a gerente-geral de Relações Institucionais da Duke Energy, Ana Amélia de Conti Gomes, essas ações educativas são muito valorizadas pela empresa, porque atingem importantes porta-vozes das questões ambientais: as crianças. “Os alunos levam essa vivência para o seu dia a dia, e compartilham as informações com a família e a comunidade. É uma contribuição para que desenvolvam ainda mais a consciência ambiental, e assim cresçam compreendendo a importância e compromissados com a preservação do meio ambiente”.

Publicidade

Parceiros