PREFEITURA REALIZA DIVERSAS ATIVIDADES DURANTE A 46ª FAPI

Prefeitura M. de Ourinhos 29/06/2012 - 15:16:46 Cidade

A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agricultura, promoveu durante a 46ª FAPI, diversas atividades como parte da Semana Municipal de Meio Ambiente, comemorada em Ourinhos, entre os dias 04 e 08 de junho.
Uma das atividades desenvolvidas pela Secretaria foi a apresentação dos projetos da Agricultura Familiar e de Educação Ambiental por meio de uma maquete viva na CATI, que demonstrou a importância da mata ciliar para os rios e córregos, ocasião em que foi utilizada água de reuso em toda maquete, através de bombeamento e armazenamento em reservatório.
Além disto, houve distribuição de mudas de árvores indicadas para arborização urbana e foi esclarecido aos visitantes a importância das árvores no passeio público, praças e áreas verdes que atuam como filtros naturais, uma vez que retiram o monóxido de carbono presente na fumaça dos escapamentos e o filtram devolvendo-o ao meio ambiente como oxigênio puro e com umidade.
Foram utilizados também pneus inservíveis na decoração dos estandes, como forma de incentivo a reciclagem, quebrando o paradigma de tratar resíduos como lixo, reutilizando-os quando possível e reduzindo a sua disposição inadequada.

Palestra no Tatersal
Além da maquete, a Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura também participou da atividade especial pela Semana do Meio Ambiente promovida pela FATEC Ourinhos, ministrando uma palestra para os alunos do curso de Saneamento da ETEC Ourinhos, que foi proferida pelo Diretor de Meio Ambiente e Tecnólogo em Gestão Ambiental, Rodrigo Andrey Ramos Lemes que abordou o tema “Meio Ambiente e Sustentabilidade”, falando sobre o uso consciente dos recursos naturais, uso do lodo de esgoto como insumo na agricultura, legislação ambiental, crimes ambientais e poda drástica de árvores.
Durante a palestra, Rodrigo também falou sobre a quebra de paradigmas no uso de resíduos de esgoto e lixo como insumo agrícola, a importância de expandir a floresta urbana para a melhoria da qualidade de vida da população e o uso racional da água na agropecuária e na cidade, a possibilidade de uso da água de chuva e esgoto e a qualidade da água de reuso.
O Diretor de Meio Ambiente abordou ainda a conscientização através da educação ambiental e falou aos alunos sobre a importância de se integrar agricultura e meio ambiente na busca de novas tecnologias e quebra de novos paradigmas.
Por fim, Rodrigo divulgou aos alunos, os instrumentos oferecidos pela Prefeitura como a Ouvidoria e o SIFAM, que disponibilizam espaço para que os munícipes denunciem crimes ambientais e façam reclamações e/ou sugestões.

Publicidade

Parceiros