FESTIVAL DE MÚSICA COMEÇOU DOMINGO

Prefeitura M. de Ourinhos 16/07/2012 - 14:07:09 Cidade

Na noite gelada deste último domingo, dia 15, o artista pernambucano Antonio Nóbrega esquentou a praça Mello Peixoto e colocou o público pra dançar ao som de seus maracatus, frevos, marchas de bloco, baiões e peças instrumentais de seu repertório rico em cultura popular brasileira. Além da sintonia musical de seu violino com a banda, Nóbrega impressionou também pela performance corporal que alia ritmo e tradição das danças populares do nordeste.

Ontem, dia 16, a programação artística do Teatro Municipal teve início com a apresentação da Camerata D'arcos, que tocou repertório erudito, Barroco e Moderno, além de música cigana, danças húngaras de Brahms, e também repertório popular com MPB e temas de filmes que marcaram a história do cinema e clássicos do rock como Metallica, The Beatles, Nirvana, Guns N’Roses e Queen.
Desde 2004 o violinista Paulo Paschoal se dedica a um projeto de formação de plateia e difusão da música erudita. Em suas apresentações com a Camerata D'arcos o músico busca uma interação com o público fazendo alguns comentários sobre compositores e instrumentos.
Filho de pai violinista e mãe pianista, Paulo Paschoal é violinista da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo – OSESP. Paulo também atuou como professor do Instituto Baccarelli, organização que trabalha na formação musical e artística de jovens de regiões carentes. A experiência como professor o motivou a criar o projeto da Camerata Darcos, do Quinteto Brasileiro de Cordas e o Trio Brasil. Além dos CDs gravados com a OSESP, Paulo Paschoal já integrou trabalhos de músicos como Roberto Carlos, Ney Matogrosso, Chico Cesar e Zizi Possi.

A programação no Teatro Municipal acontece todas as noites durante a semana do Festival, com apresentações em diversos gêneros. Hoje, dia 17, a apresentação é da Orquestra Pixinguinha a partir das 20h30. Para quem gosta de jazz, a indicação é o show de Sizão Machado Sexteto, numa homenagem ao maestro Moacir Santos, no dia 18. Os amantes da música regional chamada de “raiz” vão curtir o show do dia 19, “Estrada do sertão”, com o Grupo Conversa Ribeira. O choro tem espaço privilegiado nesta edição do Festival, que homenageia Pixinguinha. Na sexta, dia 20, é a vez de conferir o choro contemporâneo no show “Choro do Século XXI”, com Maurício Carrilho, Cristóvão Bastos, Proveta, Pedro Paes, e a participação de Luciana Rabello, Paulo Aragão, Aquiles Moraes e Marcus Thadeu.

Além da intensa programação no Teatro, as atividades do Festival também são levadas para alguns bairros da cidade: No dia 19, às 20h acontece concerto na Igreja Nossa Senhora de Guadalupe e no dia 20, às 20h, na Paróquia Santo Antonio, na vila Odilon. Para a praça Mello Peixoto, além do show de abertura, estão programadas a “Roda de Danças e Músicas do Mundo” no dia 20 às 11h e apresentação da Banda de Laranjal Paulista no sábado, dia 21, às 11h. Além disso, o Festival ainda oferece exibição de filmes, exposições e workshop. Acesse www.ourinhosfestivaldemusica.com.br e conheça toda a programação.

Publicidade

Parceiros