TIRO DE GUERRA DE OURINHOS COMEMORA 74 ANOS

assessoria 07/11/2012 - 14:26:47 Cidade

O Tiro de Guerra 02-026 de Ourinhos realizou solenidade militar no dia 1º de novembro para comemorar os 74 anos de criação do TG, fundado em 31 de outubro de 1938. O evento buscou celebrar a história da instituição, uma das mais antigas da cidade.
O evento, que contou com a presença de autoridades, convidados e familiares dos atiradores, iniciou-se com o tradicional “Parabéns a Você”, seguido do corte de um grande bolo, servido pelos atiradores. A homenagem seguiu com o desfile da tropa e discursos de autoridades que enfatizaram a importância do Tiro de Guerra para os jovens e para o município.
O Chefe da Instrução do TG Ourinhos, Subtenente Nilson Aparecido Ferreira, observou que além de comemorar o aniversário, a solenidade teve como objetivo homenagear todos os antigos atiradores que passaram pelas fileiras do Exército Brasileiro, com destaque para o senhor Jairo Teixeira Diniz, reservista mais antigo da cidade, que prestou o serviço militar no primeiro ano de funcionamento do TG Ourinhos, 1939.
De acordo com levantamento realizado junto aos registros do órgão, ao longo de sua história em Ourinhos, incluindo 2012, o TG formou 11.127 jovens que receberam as noções de civismo e de cidadania, participaram da Defesa Territorial e Defesa Civil, tornando-se reservistas de 2ª categoria. Subtenente Ferreira lembra que muitos antigos atiradores cumpriram muito bem o Serviço Militar, hoje fazendo parte da sociedade como figuras ilustres e personalidades importantes no desenvolvimento do município e do país.
“O Tiro de Guerra é um bom exemplo de como é possível conciliar a prestação do serviço militar obrigatório com as atividades civis dos jovens convocados. Os Tiros de Guerra participam de ações comunitárias, como projetos com crianças e adolescentes em situações de risco social, campanhas de vacinação, de arrecadação de agasalhos, de alimentação, de doação de sangue, e de prevenção de enfermidades, entre outras atividades, além de participar da defesa civil e do meio ambiente”, considera o Chefe da Instrução.
A solenidade contou com a presença do Tenente Jorge Olavo das Chagas Lucas, Delegado do Serviço Militar; Capitão PM Vagner, representando o comandante do 31º BPM/I; Maria Aparecida Finotti Oliveira, Secretária Municipal de Assistência Social; Capitão da Reserva do Exército João Batista Dantas; Capitão da Reserva do Exército Altair dos Santos; Sargento da Reserva do Exército Olivino Rodrigues; Sargento da Reserva do Exército Celso Garcia Montilla; Jairo Teixeira Diniz, atirador de 1939; José Carlos de Oliveira, representante do prefeito Arceu Batista, de Canitar; Dr. Fábio Dias Martins, presidente da OAB/Ourinhos; Fernanda Ribeiro, repórter da TV Ourinhos; Neide Lopes Campion, presidente da Recco e representando a Folha de Ourinhos; Samira Parente Ferreira, esposa do Subtenente Ferreira; Polyana Nunes Silva de Carvalho, esposa do Sargento Luiz André; Paulo Bertoldo e esposa, amigos do TG; Duilliam do Prado Domingues, empresário e amigo do TG; Silvani Ramos da Silva, amiga do TG; José Moacir Bueno e esposa, amigos do TG; Djlama Alvim Ramos, Coordenador do TLC, além de expressivo número de familiares e amigos dos atiradores, e antigos atiradores.

Atenciosamente

NILSON APARECIDO FERREIRA– Subtenente
Chefe da Instrução do Tiro de Guerra 02-026

“SAMPAIO - 200 ANOS: CORAGEM E DETERMINAÇÃO”

“TIRO-DE-GUERRA: ESCOLA DE CIVISMO E CIDADANIA”

Publicidade

Parceiros