SANTA CRUZ A CAMINHO DE CONQUISTAR O CREAS

Tania Guerra-Pref. Santa Cruz 14/09/2010 - 12:28:00 Noticias

A novidade foi colocada na reunião ordinária do Conselho Municipal da Assistência Social, realizada nesta 3ª (14de setembro), na sala dos Conselhos em Santa Cruz do Rio Pardo. Além dos conselheiros, dois convidados estiveram presentes. Os vereadores Antonio Ferreira de Jesus (Teço) e José Paula da Silva.

O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) é uma unidade pública estatal responsável pelo atendimento às famílias e aos indivíduos com seus direitos violados, mas que ainda estejam com os vínculos familiares e que se encontrem em situação de risco pessoal e social, por ocorrência de violência física, sexual, psicológica, exploração sexual, negligência, uso de drogas e trabalho infantil, entre outros (saiba mais lendo “O CREAS”, abaixo).

De acordo com a conselheira do CMAS, Niuvinei Frasson, o Ministério de Desenvolvimento Social já autorizou a vinda de recurso no valor de R$150 mil para construção do prédio onde Centro irá funcionar. A Prefeitura, por sua vez, já encaminhou à Caixa Econômica Federal toda a documentação de um terreno do Município, disponível para receber a obra. A área situa-se na av. Jesus Gonçalves, ao lado da ABRAE, na Estação. Paralelamente a isso, a Secretaria de Obras já confecciona no projeto do prédio. Outro trabalho paralelo que vem sendo desenvolvido pela Prefeitura objetivando a conquista do CREAS é o diagnóstico social de Santa Cruz, que vai mostrar qual é a realidade e a demanda do Município que deverá ser suprida pela Assistência Social. A pesquisa será concluída em outubro deste ano.



Dia do Idoso

Outro assunto colocado na reunião foi a festa que a Prefeitura está preparando para dia do idoso, comemorado em 27 de setembro. A Secretaria da Assistência Social reunirá no dia 24 de setembro os integrantes dos projetos Reviver e do CCI (Centro de Convivência do Idoso) para diversas atividades. Na ocasiã,o presidente da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) em Santa Cruz, Gerson Balielo, falará sobre os direitos do idoso e os cuidados que eles têm de tomar para evitar que terceiros se apossem do crédito especial oferecido por bancos aos aposentados. Em seguida haverá um lanche e, finalizando, apresentação do Coral Municipal de Santa Cruz, regido por Solange Vilas Boas. O evento começa às 15h, na sede do CCI, na Vila Fabiano.



“O CREAS”

Diferentemente do CRAS, que faz o atendimento básico às famílias, o CREAS tem o objetivo de instrumentalizar a superação de adversidades por meio de ações psicossociais e jurídicas, de resgate da autoestima e fortalecimento do convívio familiar e comunitário. Também busca proteger as vítimas de violência, sejam crianças, adolescentes, jovens, mulheres, pessoas com deficiência e idosos.



ASSESSORIA DE IMPRENSA

PREFEITURA DE SANTA CRUZ


Publicidade

Parceiros