Duo de renome internacional que tem músico ourinhense apresenta-se no Festival de Música

Assessoria 21/07/2017 - 18:34:40 Região

A apresentação que acontece segunda-feira ( 24), às 19h, no Teatro Municipal dentro do 17º Festival de Musica,  tem um significado especial para Ourinhos. O Duo Formado pela cantora Vanessa Moreno e o baixista Fi Maróstica já é reconhecido internacionalmente pelo trabalho musical de qualidade impar em dois CDs. O primeiro sob título “Vem Ver” gravado no ano de 2014 e o segundo “Cores Vivas” lançado em 2016 com apresentação no auditório Ibirapuera em São Paulo.

Com uma formação quase inédita de baixo (elétrico e acústico) e sons alternativos de percussão, o casal já coleciona  prêmios e reconhecimento no Brasil e fora dele. Em 2015 foram convidados a participar do Festival Viva Brasil, que acontece em Amsterdã (Holanda) dividindo o evento com Caetano Veloso, Gilberto Gil, Alceu Valença, Maria Gadú, Fabiana Cozza dentre outros. O duo excursionou pela Europa no ano de 2014 em casas como Clube B.lza (Lisboa) e Jamboree Jazz Club (Barcelona).

Continua depois da Publicidade

O primeiro CD “Vem Ver” também ganhou no final de 2016 uma versão japonesa devido a grande procura naquele país, e é tido como uma das revelações da música brasileira em Tóquio.

No último mês de maio, Vanessa Moreno também recebeu em Brasília prêmio por ter sido escolhida pelo júri do “Prêmio Profissionais da Musica 2017” como a melhor cantora MPB.

Quem assistiu ao programa “Senhor Brasil” de Rolando Boldrin na TV Cultura do último dia 4 de julho, teve a oportunidade de conhecer um pouco da encantadora voz de Vanessa Moreno  e a performance de Fi Maróstica, que, conforme descreveu o jornalista Júlio Maria no caderno de Cultura do Jornal Estadão “Fi faz desenhos alheios ao conceito do acompanhamento”. É outra história. Seu melhor acompanhamento, muitas vezes, é não acompanhar. Ele toma caminhos colados aos arranjos de Gil ou abre vozes paralelas à voz principal. Seu baixo não tem função rítmica nem harmônica. É uma segunda voz solta mas equilibrada, sem desespero.

O especial para Ourinhos e para o Festival de Musica é que Fi (Filipe) é um ourinhense que começou seus estudos na Escola Municipal de Música, foi aqui que deu seus primeiros passos na música e no aprendizado do contrabaixo, instrumento com o qual se notabilizou, conforme retrata a revista “BASSPLAYER” de janeiro de2017. E Já dividiu o palco e gravações com grandes artistas da música brasileira, como Chico Pinheiro, Hamilton de Holanda, Sergio Santos, Elza Soares, Veronica Ferriani, Giana Viscardi, Vinicius Dorin, Mutinho (baterista de Tom Jobim, Toquinho e Vinicius de Moraes), Rosa Passos, Heraldo do Monte, Cuca Teixeira, Filó Machado, Silvia Góes, Toquinho, Arismar do Espirito Santo, Mônica Salmaso, Nenê, Zé Pitoco, Vinicius Dorin, Itiberê Zwarg, Michel Leme, Zé Renato (Boca Livre), Maria Gadu, entre outros.

Quem quiser ver esse show que acontecerá no dia 24 (segunda), às 19 horas, corra para reservar seu ingresso pelo site do 17º Festival de Musica de Ourinhos www.brasilinstrumental.com/shows.

Para conhecer um pouco mais do Duo, existem vários vídeos de gravações de apresentações no Youtub ou basta acessar os sites: www.duovanessaefi.com, ou www.fimarostica.com

Publicidade

Parceiros