Presos do CR de Ourinhos concluem Curso de pintor pelo Via Rápida e reformam 3ª Escola no Município de Ourinhos

assessoria 24/07/2017 - 15:37:03 Região

Nesta sexta feira, dia 21 de julho, 21 reeducandos do CR de Ourinhos receberam os Certificados de conclusão do Curso de Pintor, executado pelo Via Rápida, com carga horária de 100 horas. Esse projeto do Governo Estadual, através de uma parceria entre as Secretarias da Administração Penitenciária (SAP), da Educação e a de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de São Paulo, vem qualificando as pessoas presas e também trazendo melhorias significativas as Escolas do Município de Ourinhos, proporcionando o bem estar dos alunos e funcionários do local, com ambientes mais agradáveis, e gerando economia aos cofres públicos, pois a escola deixará de contratar uma Empresa especializada para realizar esse tipo de reforma. A Escola Professora Esmeralda Soares Ferraz foi a 3ª beneficiada com o projeto em Ourinhos, uma vez que as Escolas Estaduais Domingos Carmelingo Caló e a Professor José Paschoalick já receberam o projeto em outra oportunidade.

A formatura contou com a presença dos Supervisores de Ensino Sebastiana Barbosa, Sandra Andrade e Édson Machado, da Diretoria de Ensino de Ourinhos; da Diretora da Escola beneficiada, professora Simone de Souza; do professor orientador do Curso, Ricardo Naide; e representando a SAP, os servidores Alcebíades Gomes e Ruy Belloti, do CR e o Diretor do GRATE, Janser Ricardo Gonçalves, da Coordenadoria Noroeste, além de funcionários desses segmentos e os reeducandos qualificados.

Continua depois da Publicidade

Com os certificados, além da remição de pena, após a liberdade, os internos poderão se tornar microempreendedores individuais, utilizando do aprendizado adquirido no curso para abrirem suas próprias microempresas no ramo.

“Foi realizado um belíssimo trabalho de pintura na Escola Estadual Professora Esmeralda Soares Ferraz, muito importante para dia da dia dos alunos, professores e funcionários, além da comunidade e população de Ourinhos. A pintura foi feita no pátio interno da escola e nos muros. Os reeducandos do CR realizaram um excelente trabalho na escola. Espero que haja mais projetos como esse, pois beneficiam a sociedade em geral. Enfim, a escola, a comunidade e Diretoria de Ensino de Ourinhos agradecem a todos, obrigada...” enfatiza a Diretora da Escola, Professora Simone.

“Projetos como esse, temos que é de grande valia para a preparação do individuo preso em seu retorno a sociedade, tendo em vista que terá mais uma opção de meio de sobrevivência no mercado de trabalho. Cursos profissionalizantes são mais importantes que o trabalho em si, pois o trabalho nem sempre qualifica o sentenciado, apenas o ajuda financeiramente, enquanto o curso dá lhe condições de tocar seu próprio negócio, trabalhando por conta, tornar-se microempreendedor individual.” destaca o Servidor Alcebíades, representante do Centro de Ressocialização de Ourinhos.

“Foi uma satisfação imensa lecionar para essas pessoas privadas de liberdade, onde vários deles me surpreenderam durante o curso, e pude perceber durante essas três semanas que muitos desses alunos possuem condições de se tornarem profissionais liberais, trabalhando por conta. Também tinha receio a princípio de dar aulas em um presídio, mas durante o desenvolvimento do curso percebi que embora presos, são pessoas e merecem uma segunda chance...” afirma o professor Ricardo.

“O CR tem me surpreendido todos os dias. Quando pedi para vir pro CR, sabia que era um lugar bastante produtivo e que oferecia condições de ressocialização, mas quando cheguei aqui e passei a participar dos projetos aqui desenvolvidos, então pude perceber que realmente somos tratados como pessoa, chamado pelo nome, e se quisermos, podemos deixar a vida do crime, porque temos o apoio necessário...” relata um dos participantes do curso e reeducando do CR.

Publicidade

Parceiros