Assistência Social intervém e moradores de rua deixam de ocupar a Concha Acústica

assessoria 27/10/2017 - 13:08:09 Região

Com a intensificação do trabalho de abordagem realizado pela equipe da Secretaria Municipal de Assistência Social, os moradores de rua que antes faziam uso da Concha Acústica para dormir e passar o dia não ocupam mais o espaço. Também foi realizado uma ação de revitalização da Praça Miguel Mofarrej (Praça do Caló) que contribuiu para aumentar a segurança do local.

         Todos os dias, a equipe de abordagem da Secretaria de Assistência Social visita diversos pontos da cidade para fazer uma triagem com as pessoas que vivem em situação de rua.

Continua depois da Publicidade

“Neste trabalho, essa equipe identifica se o morador de rua é de Ourinhos e precisa de ajuda para tratar o vício de álcool ou drogas, por exemplo. Se a pessoa for de fora a equipe oferece o devido encaminhamento para que retorne à cidade de origem”, explica o Secretário de Assistência Social, Felipe Pereira Ramos.

         Os moradores de rua de Ourinhos são encaminhados ao Centro Pop, onde uma equipe presta auxílio para regularização de documentos pessoais, além de banhos e demais cuidados com a higiene e refeições. O atendimento é passageiro e busca a reinserção dessas pessoas na sociedade.

         “Hoje nós temos um projeto que se chama Reação, que tem como objetivo a reinserção social dos moradores de rua. Sendo assim, desenvolvemos diversas atividades que tem como principal intuito ensiná-los atividades que possam servir futuramente para que consigam um emprego no mercado de trabalho”, conta.

         No Centro Pop, as pessoas atendidas colaboram com os cuidados com a horta e o galinheiro. Os alimentos colhidos compõem o cardápio das refeições. Os atendidos também participam de palestras que os orientam sobre cuidados com a saúde, comportamento, mercado de trabalho, além de oficinas artísticas.

         O grande objetivo do trabalho realizado pela Assistência Social de Ourinhos é a humanização. “O Prefeito Lucas Pocay sempre ressalta que a humanização deve ser a primeira ferramenta de trabalho tanto da área de Assistência Social quanto nos demais setores da administração. As pessoas precisam se sentir valorizadas e amadas para que elas possam querer uma mudança definitiva em suas vidas”, ressalta o Secretário Felipe.

Além do trabalho de abordagem e acolhimento, a Assistência Social em parceria a outras Secretarias promoveu uma ação de revitalização da Praça Miguel Mofarrej (Praça do Caló). A Secretaria de Meio Ambiente fez a manutenção de toda a área verde e uma limpeza completa do espaço. A iluminação também foi substituída para aumentar a segurança no período noturno.

Publicidade

Parceiros