Assistência Social promove evento em comemoração ao Dia do Idoso no CSU

assessoria 30/10/2017 - 18:56:33 Diversos

A Secretaria Municipal de Assistência Social promoveu na manhã de quarta-feira (25/10), no CSU da Barra Funda, um evento em comemoração ao Dia do Idoso. Com apoio de diversas instituições, os participantes puderam fazer exames médicos gratuitos, participar de mesa de discussão, além de assistir apresentações preparadas por integrantes da terceira idade.

         O Secretário Municipal de Assistência Social, Felipe Pereira Ramos, explica que o evento além de criar um momento de confraternização tem como objetivo abordar as questões que envolvem a terceira idade.

Continua depois da Publicidade

         “Discutimos as dificuldades que o idoso enfrenta nesta nova configuração e as estratégias para que eles possam lidar da melhor forma possível”, revela. Pereira diz que a terceira idade também é uma preocupação do Prefeito Lucas Pocay que tem desenvolvido projetos para atender esse público.

         “Seguindo as diretrizes do Prefeito Lucas Pocay de se tratar com dignidade todos os setores, nós estamos na luta para a criação do Centro Dia, um trabalho que vai ajudar muitas famílias e pessoas idosas”, afirma Felipe. Para ele, a terceira idade merece respeito. “É aquela pessoa que é experiente e merece ser reconhecida, pois tem muito a ensinar, mas em vez disso, vemos muita desvalorização tanto no mercado de trabalho quanto de outras gerações. Precisamos mudar este olhar”, diz.

         A presidente do Conselho Municipal do Idoso, Dulce Bittencourt Bosan, abordou a importância da prática da cidadania dos idosos.

“Muita gente quando atinge determinada idade não quer votar mais, mas é importante que eles entendam que enquanto estão vivos eles devem sim exercer a cidadania, inclusive prezando por políticos que se preocupam com a melhor idade. Eles devem pesquisar e votar no candidato que mais tem a capacidade de ser um bom administrador e governante. Não estamos mortos”, alerta.

         A representante da Assistência Social no Conselho Municipal do Idoso, Maria Inês Francisco, abordou a importância do envolvimento dos idosos em projetos que ressaltam a cidadania e o meio ambiente.

“Falei sobre a construção desse projeto e como ele reflete na vida desses idosos. O mais importante de tudo que foi falado é trazer a discussão sobre como tirar o idoso da invisibilidade. Que eles precisam do espaço que é de direito deles. Muitos hoje são negligenciados pela família e a sociedade, mas precisamos trazer a tona a discussão, porque não estamos dando o devido valor e proteção. Um dia todos nós seremos um idoso”, pontua.

         A mesa de discussão do evento foi formada pelo Secretário Municipal de Assistência Social, Felipe Pereira Ramos, representando o Prefeito Lucas Pocay; a presidente do Conselho do Idoso, Dulce Bittencourt Bosan; a representante do Centro de Testagem e Aconselhamento da Secretaria de Saúde, Neila Antônia Rodrigues e o representante da Faculdade Estácio de Sá, Marcelo Pereira. Também estiveram presentes Maria Inês Francisco e Minéia Assmann Casari, do Projeto Viveiro.

         Entre as autoridades presentes estavam o Secretário Municipal de Comunicação Felipe Chamorro, o Secretário de Esportes e o Secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico Sustentável, Sérgio Gaspar.

Publicidade

Parceiros