MAIS SEGURANÇA - Prefeitura de Ourinhos instala sistema inteligente para monitoramento de crimes

assessoria 11/01/2018 - 17:36:10 Cidade

”Não é radar, não tem relação com multas, não vai punir o cidadão de bem, mas os criminosos”, esclarece o Secretário Coronel Wagner.

 

Continua depois da Publicidade

A Secretaria Municipal de Segurança Pública já avançou em varias ações de proteção ao cidadão e preservação do patrimônio público. E partir do mês de fevereiro começa a funcionar em Ourinhos o Detecta, sistema inteligente de monitoramento de crimes, que passa a auxiliar a Polícia na recuperação de veículos furtados ou roubados. Em pontos estratégicos da cidade serão instaladas câmeras que farão a leitura da placa dos veículos. Em segundos é feita uma busca no banco de dados da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo. 

Caso haja uma ocorrência, a Polícia Militar é acionada para interceptar o veículo. A novidade faz parte do pacote de medidas tecnológicas adotado pelo Prefeito Lucas Pocay para promover a segurança da população de Ourinhos.

O Detecta foi anunciado na tarde de quinta-feira (11) no gabinete do Prefeito Lucas Pocay, com a presença do Secretário de Segurança Pública de Ourinhos, Coronel Wagner Soares.
“É um sistema consagrado pela Segurança Pública do Estado com o intuito de identificar os veículos que são produtos de roubo, furto ou suspeitos de ocorrência. Não é radar, não tem relação com multas, não vai punir o cidadão de bem, mas os criminosos”, esclarece o Coronel.

O secretário informa que o Detecta já está em fase final de testes em alguns pontos de Ourinhos. São locais fornecidos pela própria Polícia Militar e que serão mantidos sob sigilo. A Prefeitura fornece o material e o Governo do Estado o acesso ao banco de dados. A parceria já prevê outros pontos para a instalação do sistema, além dos que já foram testados.

O Coronel Wagner ressalta que a implantação do Detecta, além de outros sistemas de prevenção e combate ao crime, demonstra o compromisso do Prefeito Lucas Pocay com a segurança da população.
“A Secretaria de Segurança Pública de Ourinhos tem recebido apoio maciço do Prefeito Lucas. O monitoramento por câmeras 24 horas, por exemplo, foi colocado em prática rapidamente. O Detecta, que costuma demorar anos, foi instalado muito rápido também em Ourinhos. Isso mostra a preocupação do Prefeito Lucas Pocay com a segurança da população”, declara Wagner.

Publicidade

Parceiros