Governo do Estado atrasa entrega dos medicamentos; Prefeitura mantém estoques cheios

assessoria 19/01/2018 - 20:50:01 Cidade

Enquanto a Prefeitura de Ourinhos fornece gratuitamente 117 tipos de medicamentos, o Governo do Estado continua atrasando as remessas, o que já provoca a falta de alguns remédios de responsabilidade da Secretaria de Saúde do Estado.

         Levantamento feito pela administração mostra que 40% dos medicamentos em falta são de alto custo, muitos de uso contínuo como os indicados para tratamento de asma e antiepiléticos. Os dados mostram ainda que entre os insumos em falta, 80% são provenientes de processos administrativos e 70% de ações judiciais.

Continua depois da Publicidade

         Em outubro do ano passado o atraso no fornecimento de medicamentos fornecidos exclusivamente pelo Governo do Estado de São Paulo já era alarmante. Na época, alguns remédios para tratamento da diabetes, circulação, relaxantes musculares e para desordem de atenção estavam em falta há sete meses.

         O centro de distribuição regional dos medicamentos de responsabilidade do Estado fica em Marília, no Medex. Todos os meses a Farmácia Central do Município envia as receitas médicas de pacientes de Ourinhos, mas na maioria das vezes, volta com as mãos vazias.          PREFEITURA DE OURINHOS

         Ao contrário do cenário desolador produzido pelo Governo do Estado, as prateleiras de medicamentos de responsabilidade da Prefeitura de Ourinhos está completa. São 117 tipos de remédios relacionados pela Rename (Relação nacional de Medicamentos Essenciais). São produtos distribuídos gratuitamente, via receita médica fornecida aos pacientes que passam por consulta na rede municipal de saúde.

         Os medicamentos distribuídos são indicados principalmente para o controle da hipertensão, além de analgésicos, antianêmicos, redução do colesterol, antibióticos, entre muitos outros.

         A Farmácia Central fica ao lado do Postão Central e funciona das 7h às 23h, sem fechar para o almoço.

Publicidade

Parceiros