Prefeitura inicia processo de convocação para cirurgias eletivas

Assessoria 29/03/2018 - 13:45:21 Cidade

A Prefeitura de Ourinhos iniciou processo de convocação de pacientes para cirurgias eletivas. Pelo menos 1.500 pessoas aguardam há seis anos na fila por uma operação de hérnia, catarata, hemorroida, entre outras que não são consideradas de urgência e emergência. A Secretaria Municipal da Saúde já informou à Santa Casa a relação de pacientes. O hospital prepara agora logística de horários, reserva de salas cirúrgicas e convocação de equipe médica.
         Segundo a Secretária da Saúde Cássia Palhas, muitas cirurgias já estão autorizadas e os pacientes estão prestes a serem convocados. O município de Ourinhos já realizou 532 cirurgias eletivas desde o passado. No entanto, há uma demanda reprimida que se arrasta há quase uma década. A intenção é zerar essa fila de espera até o final do ano. Para isso é preciso conquistar verbas parlamentares como a anunciada pelo Prefeito Lucas no valor de R$ 200 mil viabilizados por meio do Deputado Estadual Gilmar Gimenes e de R$ 300 mil do Deputado Federal Walter Ihoshi.

         “É importante ressaltar que as cirurgias eletivas são de competência do Estado e da União. Os municípios são responsáveis pela atenção básica, pelos postos de saúde, as UPAs, mas o Prefeito Lucas se comprometeu a zerar essas cirurgias eletivas mesmo não sendo de competência do município. É a humanização na saúde de Ourinhos que o Prefeito Lucas Pocay vem implantando desde o início de sua gestão”, declara Cássia.

Continua depois da Publicidade

         A Prefeitura quer dar continuidade aos mutirões de cirurgia para zerar a demanda de pacientes que aguardam um procedimento operatório desde 2012. No ano passado a Secretaria da Saúde já encaminhou à Santa Casa dezenas de cirurgias de catarata e doenças ginecológicas.

         “As cirurgias eletivas são nossa maior preocupação este ano. No ano passado, além de alguns mutirões para zerar a fila de espera, ampliamos o atendimento primário nos postos de saúde, sempre com humanização e respeito ao cidadão. Também ampliamos o número de medicamentos, são mais de 130 tipos oferecidos gratuitamente. Este ano temos uma demanda grande em cirurgias eletivas. Estamos avançando na conquista de emendas e outra questão importante é a renovação da frota de ambulâncias para transportar com dignidade nossos pacientes”, declara Lucas.

         A Saúde é prioridade na gestão do Prefeito Lucas Pocay. Desde o início do mandato uma série de medidas vem sendo tomadas para a melhoria do setor. Em poucos meses de gestão, Lucas Pocay promoveu uma revolução. Abriu o Postão Central até as 23 horas. Inaugurou o PA da Cohab até as 24 horas. Implantou o prontuário eletrônico para acompanhamento sistemático das fichas dos pacientes. As prateleiras vazias deixadas pelas gestões passadas voltaram a receber medicamentos. Como forma de humanizar o atendimento aos pacientes, implantou o Viaje com Qualidade, em que os pacientes que se deslocam para tratamento em outras cidades podem retornar mais cedo para Ourinhos. Além disso, todos recebem o Kit Lanche.

         

Publicidade

Parceiros