Prefeitura de Ourinhos e Comitê Paralímpico Brasileiro firmam parceria para projetos de inclusão

assessoria 03/09/2018 - 15:30:09 Esportes

Gestão do Prefeito Lucas Pocay tem incentivado a inclusão das pessoas com deficiência em todos os setores

         A Prefeitura de Ourinhos tem avançado em projetos de inclusão e estruturas para incrementar o esporte entre pessoas com deficiência. Na manhã de terça-feira (28), o Prefeito Lucas Pocay recebeu o Diretor Técnico do Comitê Paralímpico David Costa. Na ocasião, o primeiro fruto da parceria foi anunciado: um treinamento para professores da educação especial de toda a região.

Continua depois da Publicidade

         O curso para 160 profissionais de educação física e professores de entidades de assistência ao deficiente será ministrado por profissionais do Comitê Paralímpico Brasileiro na Faculdade Estácio de Sá. As aulas práticas de natação, atletismo, vôlei adaptado e golbol serão oferecidas no Ginásio Monstrinho. O evento será nos dias 8, 9 e 10 de novembro. Mais informações, inclusive instruções para inscrições serão divulgadas posteriormente.

         O Diretor do Comitê, David Costa, é cego e ex-jogador de futebol de salão adaptado para deficientes visuais. Ele agendou uma visita a Ourinhos após tomar conhecimento sobre as ações de inclusão desenvolvidas pela atual gestão, como a Olimpíada Regional das Apaes e o tradicional Dia de Inclusão, que reúne deficientes de diversas cidades vizinhas para série de competições esportivas, em um evento que reúne familiares e sociedade em geral.

         No encontro na Prefeitura, ele recebeu do Prefeito Lucas a Medalha dos Cem Anos de Ourinhos, como reconhecimento por seu trabalho em prol dos deficientes.

         Além do Prefeito Lucas Pocay, Costa foi recebido pelos Secretários Danilo Ferreira Lima (Esportes) e Wilson Rosa Filho (Educação); pelo Chefe de Eventos da Secretaria de Esportes, Márcio Pereira, pelo representante da Diretoria de Ensino, Daniel Crespilho, e pelo Coordenador do curso de Educação Física da Faculdade Estácio de Sá, Marco Aurélio Santos.          “É muito importante esse trabalho que Ourinhos desenvolve para incentivar a inclusão do deficiente. Esperamos que a capacitação que vamos oferecer em Ourinhos possibilite a instalação de um Centro de Referência Paralímpico em Ourinhos. A ideia é descentralizar para que o esporte chegue a todos os lugares do país, afinal todos têm os mesmos direitos”, declara Costa.

         O Prefeito Lucas Pocay recebeu com entusiasmo a possibilidade de mais avanços nessa área, ressaltando que a inclusão social do deficiente é um de seus compromissos do Plano de Governo.

         “Essa parceria com o Comitê Paralímpico é muito profícua e vem ao encontro de nossas políticas de inclusão social. Queremos Ourinhos como referência em inclusão no estado, podendo receber deficientes de diversas cidades de todo o Brasil, além da possibilidade de formar atletas que nos representem nas competições nacionais e internacionais”, declara Lucas.

Publicidade

Parceiros