Sistema inteligente que inibe o crime em Ourinhos é destaque na TV

da reportagem 29/01/2019 - 10:05:26 Região

Projeto de Segurança Pública desenvolvido pelo Prefeito Lucas Pocay mais uma vez é reconhecido e destacado como eficiente no combate ao crime. TV Tem mostrou diversos pontos positivos do sistema inteligente coordenado pela Service Security em Ourinhos.

O reconhecimento público da eficiência do sistema de videomonitoramento da Secretaria de Segurança Pública de Ourinhos atingiu novo patamar esta semana, com a veiculação de uma reportagem no jornal Tem Notícias e Bom Dia Cidade, exibido pela TV TEM (afiliada da Rede Globo). A matéria com quase doze minutos mostrou a redução dos crimes de furto contra o patrimônio e até a repressão do vandalismo em Ourinhos, onde cerca de 1.500 olhos eletrônicos estão instalados.

Continua depois da Publicidade

O jornalista Alisson Negrine mostrou que a cidade experimentou uma queda de 90% nos casos de vandalismo e redução considerável nos índices criminais. O Secretário municipal de Segurança Pública de Ourinhos foi entrevistado ao vivo durante o programa e falou sobre o sistema inteligente de monitoramente, que completa 1 ano e 4 meses de funcionamento na cidade. "É interessante para a gente divulgar este trabalho. Durante todo este tempo, tivemos apenas duas tentativas que teve a rápida intervenção da equipe, juntamente com a Guarda Patrimonial", destacou o Coronel Wagner Soares.

Um dos casos destacados pelo programa, foi a tentativa de furto de fiação elétrica ocorrido na Secretaria de Saúde; na filmagem é possível ver o momento em que o ladrão pula o muro e tenta arrombar uma caixa de força, mas prontamente o sistema inteligente da Service Security intervém na ação criminosa e o ladrão foge após o acionamento das luzes e do efeito sonoro.

A reportagem com duração de quase doze minutos, na verdade foi produzida para destacar cidades onde o sistema de videomonitoramento não funcionam ou até mesmo onde foram fundamentais, mas acabou sendo retirado dos planos do Executivo. É isso que ocorreu em Agudos, cidade com pouco mais de 37 mil habitantes. Segundo a matéria divulgada pela TV Tem, o município contou com o videomonitoramento em 2009 e teve uma queda de mais de 30% nos furtos.

Já em Bauru, cidade com mais de 340 mil habitantes - três vezes maior que Ourinhos -, o Prefeito Clodoaldo Gazzetta determinou abertura de licitação para a instalação de câmeras em apenas dez pontos do município. O problema é que a licitação foi contestada na justiça e isso causou atraso nos planos da Prefeitura.

O repórter que estava apresentando a Central de Videomonitoramento de Ourinhos, questionou o Secretário de Segurança Pública sobre os valores gastos pelo município com o sistema. O comandante da pasta que mudou o quesito 'segurança' em Ourinhos, destacou que antigamente era gasto uma quantia de aproximadamente R$5.000.000,00 (Cinco Milhões) e que mesmo assim apenas 30% dos locais públicos eram fiscalizados. "Hoje, com este sistema inovador, gastamos em média R$1.500.000,00 (Um milhão e meio de reais) anualmente e monitoramos 24 horas todos os prédios públicos e outros pontos de interesse na cidade", concluiu o Secretário Wagner Soares.

O sistema de videomonitoramento desenvolvido pela empresa santa-cruzense Service Security se tornou referencia no Brasil. A empresa atua em diversas cidades do estado e já foi destaque por inibir vários crimes. César Filho, diretor da Service Security e “arquiteto” desse grande sistema, destacou que, além de monitoramento, foi necessário inovar e criar uma estratégia para, de fato, inibir os invasores.

“Tínhamos que fazer algo diferente, que fosse além do que havia no mercado. Desenvolvemos um sistema que nos permite, por exemplo, acender uma luz no ambiente que está sendo monitorado e nos comunicar com o invasor. Ele sabe que estamos observando e que temos condições de interagir no ambiente, criando transtornos para ele, acionando a polícia e a Guarda Patrimonial”, disse.

Confira a reportagem produzida pelo Tem Notícias da TV Tem, clicando no link a seguir: http://g1.globo.com/sp/bauru-marilia/tem-noticias-1edicao/videos/t/edicoes/v/cidades-usam-tecnologia-para-combater-crime-e-vandalismo-nas-ruas/7325435/

UTILIDADE PÚBLICA

É possível contatar a Service Security pelo telefone (14)  3326-1174 ou pelo site http://www.servicesecurity.com.br – entre em contato e saiba mais sobre os serviços.

Publicidade

Parceiros