SAE finaliza instalação de equipamentos para sanar vazamentos d?água

assessoria 14/10/2019 - 12:43:41 Noticias

A SAE (Superintendência de Água e Esgoto) está finalizando a instalação elétrica dos 8 macromedidores adquiridos pela Prefeitura de Ourinhos. Os equipamentos vão mapear vazamentos na rede de distribuição e nortear investimentos para contribuir, em conjunto com outras ações, para o fim da falta d’água na cidade. Paralelo a esse investimento, a SAE acerta os últimos detalhes do edital para contratar empresa especializada na elaboração de projeto de reestruturação de todo o sistema de captação e abastecimento.

Outros projetos para equacionar o problema são a ampliação da ETA (Estação de Tratamento de Água), atualização da rede de distribuição e a perfuração de poços, como o que já está em andamento no Jardim Itamaraty.

Continua depois da Publicidade

O especialista em implantação, operação e gerenciamento de serviços públicos de abastecimento, o engenheiro civil Marcelo Pires, Superintendente da SAE, explica que o sistema de abastecimento de água de Ourinhos foi projetado em 1960 e, desde então, foram poucas as intervenções para melhorar a distribuição.

“A SAE faz a captação, as adutoras distribuem nas residências, mas estima-se que a perda seja de 60%. O que estaria chegando nas casa das pessoas é apenas 40% da capacidade. Precisamos ter o número exato disso. Por isso os macromedidores, para recuperar as adutoras”, revela.

Para sanar o problema crônico da falta de água que se arrasta há décadas, desde o início da atual gestão, a Prefeitura de Ourinhos e a SAE (Superintendência de Água e Esgoto) vêm implantando soluções e medidas a curto, médio e longo prazos.

Publicidade

Parceiros