Servidores da Saúde passam por capacitação sobre saúde do trabalhador para receber unidade do Cerest

assessoria 17/10/2019 - 19:35:26 Diversos

Os servidores de Ourinhos participam até sexta-feira (18) de um curso de capacitação oferecido pela Secretaria do Estado da Saúde no auditório da Secretaria Municipal de Saúde. A iniciativa visa preparar funcionários para a chegada do Cerest (Centro de Referência em Saúde do Trabalhador), que deverá ser inaugurado em breve, no mesmo prédio do PSF (Posto de Saúde da Família) do Jardim das Paineiras, na rua Vereador Felismino Vieira.

A diretora da Divisão de Vigilância Sanitária do Trabalho da Secretaria da Saúde, Márcia Tiveram, explica que a capacitação aborda a relação saúde e trabalho.

Continua depois da Publicidade

“O porquê o trabalho adoece, em quais situações, como se configura dentro do SUS, quais ações, promoções, prevenções, tratamento e habilitação.”

Para ela, a vinda da unidade do Cerest para Ourinhos qualifica as ações da administração municipal na área da saúde do trabalhador.

“Quando identificamos na fila do SUS pacientes que adoeceram pelo ambiente de trabalho, evitamos que ele retorne, uma vez que atendido por causa do trabalho e não tratado ele voltará a buscar atendimento. É uma forma inteligente de proteger a saúde, trabalhar de forma eficiente e faz bem para todos.”

A Secretária de Saúde, Cássia Palhas, destaca que o Cerest em Ourinhos fará atendimento para munícipes de 25 cidades da região.

“Essa capacitação é uma oportunidade de qualificação e vem para complementar as ações que a Prefeitura vem realizando em relação a saúde do trabalhador.”

Com equipe multiprofissional composta por médicos do trabalho, enfermeiro do trabalho, assistente social, psicólogo, fisioterapeuta e auxiliar administrativo, o Cerest atua prevenindo, controlando e enfrentando, problemas de saúde coletiva como acidentes, doenças e óbitos relacionados ao trabalho.

Além disso, também atua fazendo o trabalho de investigação em ambientes e processos de trabalho, grupos terapêuticos de suporte aos portadores de LER/ DORT, campo de estágio para instituições de ensino superior e atividades educativas para diferentes categorias profissionais para promover a saúde do trabalhador.

Publicidade

Parceiros