Programa Viagem com Qualidade da Prefeitura de Ourinhos é elogiado por pacientes

assessoria 25/10/2019 - 13:02:45 Cidade

A Prefeitura de Ourinhos transporta diariamente 140 pacientes que se submetem a tratamentos médicos em outras cidades da região e na capital.

Todos têm à disposição uma sala exclusiva na Rodoviária de Ourinhos, de onde partem em ônibus e vans fornecidos pela Secretaria da Saúde para Assis, Marília, Jaú, Botucatu e São Paulo.

Continua depois da Publicidade

Além disso, os pacientes recebem o Kit Lanche composto por um pão com presunto e queijo e suco de frutas. As comodidades integram o Programa Viagem com Qualidade, lançado em 2017 pela atual administração municipal para a humanização no atendimento à saúde.

Os pacientes atendidos elogiam o projeto, que desde seu início recebeu diversas melhorias como a substituição dos antigos veículos por novas vans, ônibus e ambulâncias. Os transportes ocorrem entre meia noite e 4h30 da manhã. Em dias em que grande número de pacientes precisa ir a Jaú, a Prefeitura disponibiliza uma van com saída às 11h, para os que já passaram por tratamento retornarem mais cedo para casa.

Há 17 anos, a paciente Helena Maria Neves vai todos os meses a Jaú para tratamento oncológico. Para ela, as melhorias implantadas na gestão do Prefeito Lucas Pocay contrastam com os anos anteriores.

“Posso afirmar com autoridade que hoje vivemos com uma gestão preocupada em facilitar sua vida, se importando com a sua condição de saúde e te ajudando a não precisar resolver tudo sozinha. É uma gestão assim, de gente como a gente.”

Helena também elogia o Kit lanche, uma pequena ação que muda a rotina de quem passa por tratamento oncológico.

“Um lanchinho pode parecer pouco, mas quando você toma medicação, até buscar algo para comer é um desafio por conta da condição de saúde. Ter isso a nossa disposição é uma demonstração de afeto e preocupação.”

O paciente Assis Lilo de Carvalho viaja mensalmente a Marília para tratamentos oncológico e da vista. Para ele, a aquisição de novos veículos e a sala de espera deu mais conforto aos atendidos.

“Vivíamos em situação de risco constante, mas hoje o cenário é diferente. Temos nosso valor, somos respeitados, somos cuidados. Se todos pensassem como o Lucas e fizessem por Ourinhos o que ele fez, hoje com certeza teríamos uma cidade muito melhor.”

A Secretária da Saúde Cássia Palhas diz que a humanização no setor da saúde é uma das principais prioridades do Prefeito Lucas Pocay.

“Nós sabemos as condições que esses pacientes viajam, debilitados por conta da medicação. Nossa intenção é oferecer para eles todo o suporte que eles precisam para que sejam transportados com o máximo de conforto possível”, diz

Publicidade

Parceiros