Saúde reforça o alerta para vacinação de mais de 1.000 crianças contra o sarampo

assessoria 09/11/2019 - 01:35:57 Cidade

A Prefeitura de Ourinhos, por meio de sua Secretaria da Saúde, reforça o alerta aos pais sobre a necessidade da vacinação de bebês e crianças contra o sarampo. Dados da Secretaria indicam que 932 crianças do município ainda não receberam sequer a primeira dose da vacina contra o sarampo. Outras 1022 crianças acima de 15 meses não receberam a segunda dose, que proporciona efetiva eficácia no controle da doença.

Em 19 de outubro foi realizado o dia “D” de vacinação, mas a adesão da população foi baixo. Para combater o problema, a Secretaria Municipal de Saúde iniciou uma ação educativa em conjunto com os Agentes Comunitários de Saúde e Estratégias de Saúde da Família para identificar quais famílias possuem menores de idade com caderneta de vacinação desatualizada e promover a orientação sobre a necessidade das imunizações.

Continua depois da Publicidade

Segundo dados do Centro de Vigilância Epidemiológica Estadual, sete casos foram registrados em Ourinhos em 2019. Para evitar que os casos se alastrem, é preciso que a cobertura vacinal na cidade seja ampliada. O sarampo é uma doença causada por um vírus e pode ser fatal. A transmissão do vírus ocorre pela tosse, espirro ou até mesmo respiração de pessoas infectadas.

Devido ao surto do sarampo, bebês com idade entre seis meses e um ano precisam receber a “dose zero” da vacina tríplice viral, que também protege contra rubéola e caxumba. A primeira dose comum é dada assim que o bebê completa um ano. Ao completar quinze meses, é preciso receber a segunda dose.

O Ministério da Saúde indica ainda que todas as pessoas até 29 anos de idade completem seus esquemas de vacinação com duas doses registradas na carteirinha. Adultos de 30 a 49 anos precisam tomar apenas uma dose. As vacinas estão disponíveis gratuitamente em nove unidades de saúde de Ourinhos.

Confira os horários de atendimento para vacina:

-UBS Parque Minas Gerais – segunda: 9h às 17h.

-Centro de Saúde (Postão) – terça e quinta: 9h às 17h.

-UBS Cohab – quarta e quinta: 9h às 17h.

-UBS Vila Brasil - quinta: 9h às 17h.

-UBS CAIC – quinta: 9h às 17h.

-UBS Vila Odilon – quarta: 9h às 17h.

-UBS Vila São Luiz – quinta: 9h às 17h.

-UBS Itamaraty – segunda e sexta: 9h às 17h.

-UBS Vila Margarida – quarta e sexta: 9h às 17h.

Publicidade

Parceiros