Ourinhos aparece entre as 60 cidades com menor taxa de violência do Estado de SP

Fabiane Minucci 04/05/2021 - 18:25:09 Cidade

Levantamento divulgado pelo “Instituto Sou da Paz” coloca Ourinhos entre os 60 municípios com menor taxa de violência do Estado de São Paulo. O indicador faz parte do estudo publicado na nova edição do Índice de Exposição aos Crimes Violentos (IECV) de 2020, que mede a exposição à violência nas cidades paulistas com mais de 50 mil habitantes.

Ourinhos apresentou índice 6,46 em casos de Exposição aos Crimes Violentos (IECV) e 3,54 em situações de crimes violentos, mas que afrontam a vida, como homicídio e latrocínio.

Continua depois da Publicidade

O secretário municipal de Segurança Pública, Elvis Botega, disse que a boa classificação de Ourinhos no levantamento divulgado pelo Instituto Sou da Paz é reflexo da estrutura que o município apresenta na área da Segurança Pública. Nos últimos anos a gestão municipal investiu nas criações da Central de Videomonitoramento 24h - com mais de 2 mil câmeras espalhadas pela cidade - e da Guarda Municipal, e ainda intensificou o trabalho conjunto com as Polícias Militar e Civil, entre outras ações.

“A cidade está bem colocada e tivemos uma forte queda nos indicadores de crime patrimoniais em 2020. Esse investimento na segurança pública por parte do município traz um ganho para população com relação à sensação de segurança”, destacou o secretário.

Lançado pela primeira vez em 2018, o IECV foi criado para facilitar uma avaliação que agregue várias dimensões da violência e da segurança pública no estado de São Paulo, analisando diferentes tendências criminais e permitindo uma comparação das estatísticas entre cidades e distritos policiais ao longo do tempo, permitindo a comparação do nível de exposição da população a esses crimes.

O IECV é calculado a partir da média ponderada de três subíndices: crimes letais (homicídio e latrocínio), crimes contra a dignidade sexual (estupro) e crimes contra o patrimônio (roubo – outros, roubo de veículo e roubo de carga). São analisados, segundo esses critérios, os 141 municípios do estado com ao menos 50 mil habitantes.

Publicidade

Parceiros