Pessoas totalmente vacinadas podem ficar sem máscaras na maioria dos lugares, diz CDC dos EUA

Terra 14/05/2021 - 08:27:57 Mundo

O Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC, na sigla em inglês) recomendou nesta quinta-feira que as pessoas completamente vacinadas não precisam usar máscaras em ambientes externos, e que o uso delas em ambientes internos pode ser evitado na maior parte dos lugares, atualizando orientações que, segundo a agência, podem fazem com que a vida comece a voltar ao normal.

O CDC também disse que as pessoas totalmente vacinadas não precisam praticar o distanciamento físico na maioria dos lugares. O órgão espera que a orientação faça com que mais norte-americanos sejam vacinados.

Continua depois da Publicidade

O presidente Joe Biden apareceu na Casa Branca para comentários sem máscara. "Acho que é um grande marco, um grande dia", disse.

"Se você está totalmente vacinado e pode tirar a máscara, você conquistou o direito de fazer algo que os americanos são conhecidos em todo o mundo: cumprimentar os outros com um sorriso", afirmou ele, abrindo um breve sorriso.

A diretora do CDC, Rochelle Walensky, disse que a nova orientação apenas duas semanas depois da atualização mais recente foi baseada na redução brusca do número de casos, expansão das vacinas para os mais jovens e comprovação da eficácia dos imunizantes contra as variantes do coronavírus.

"Seguimos a ciência aqui", declarou Walensky, ressaltando "a soma de mais evidências científicas que emergiram apenas na última semana".

O CDC tem ouvido críticas, vindas até mesmo das autoridades de saúde, sobre cautela excessiva em suas orientações. Os críticos dizem que as pessoas precisam ver mais os benefícios da vacinação em termos do retorno às atividades normais.

"Nas últimas duas semanas, conseguimos ter dados adicionais que mostram que as vacinas funcionam no mundo real, protegem contra variantes, e que as pessoas vacinadas têm menos probabilidades de transmitir o vírus", disse a agência em um comunicado à imprensa.

Fonte: Terra

Publicidade

Parceiros