Lasso indica diplomata Mauricio Montalvo como chanceler do Equador

Terra 21/05/2021 - 08:34:07 Mundo

O presidente eleito do Equador, Guillermo Lasso, após receber suas credenciais do Conselho Nacional Eleitoral (CNE) no Centro Cultural Metropolitano de Quito, em 19 de maio de 2021 - A

O presidente eleito do Equador, Guillermo Lasso, nomeou nesta quinta-feira (20) o diplomata Mauricio Montalvo como chanceler, quem ficará encarregado do processo de regularização dos imigrantes venezuelanos.

Continua depois da Publicidade

Montalvo “tem uma excelente carreira diplomática, sabe a importância das relações internacionais e da cooperação para o desenvolvimento de um país”, disse Lasso em um evento no qual apresentou mais uma dezena de integrantes do seu gabinete.

Ele acrescentou que uma das tarefas do diplomata será trabalhar “com os irmãos venezuelanos que estão em nosso território” depois de fugir da crise econômica e social que atravessa a Venezuela.

“Por razões humanitárias temos que facilitar sua regularização no Equador, não só isso, sua integração social e econômica, porque isso é o justo do ponto de vista humano”, afirmou Lasso.

O futuro chanceler é um diplomata de carreira, que ocupou cargos em Washington, Nova York e Paris. Foi embaixador na Austrália e representante do Equador nas Nações Unidas e outras organizações internacionais em Genebra.

Sua política externa será “totalmente livre, aberta, soberana, pluralista e de grande dignidade, capaz de dialogar e discutir com todos os atores do mundo internacional”, disse Montalvo.

Lasso, político de direita que governará o Equador por quatro anos a partir de 24 de maio, também apresentou os futuros titulares dos ministérios da energia, telecomunicações, meio ambiente, comércio exterior, agricultura, trabalho, turismo, transporte, comunicação e administração pública.

Ele havia anunciado anteriormente a lista de funcionários que ficarão à frente das pastas dos setores social, econômico e de defesa.

Fonte: Terra

Publicidade

Parceiros