Polícia identifica autor de tiroteio em San José, na Califórnia

R 7 26/05/2021 - 22:44:52 Mundo

O atirador, Sam Cassidy, tinha 57 anos e trabalhava no complexo onde ele matou pelo menos 8 pessoas antes pôr fim à própria vida

A polícia de San José, na Califórnia (EUA), divulgou a identidade do suspeito do tiroteio que matou pelo menos 8 pessoas em um pátio de trens na manhã desta quarta-feira (26), antes de se matar.

Continua depois da Publicidade

As autoridades identificaram o atirador como Sam Cassidy, de 57, um funcionário o setor de manutenção da Valley Transit Autority (VTA), empresa pública que administra o transporte coletivo da região no norte da Califórnia onde ficam San Francisco e o Vale do Silício. Ainda não há motivos claros para o ataque.

Além do tiroteio, que aconteceu no início da manhã desta quarta, quando havia centenas de funcionários no pátio de manobras, que fica no centro de San José, os bombeiros também precisaram apagar um incêndio na casa do suspeito, a cerca de 15km dali.

A polícia afirmou que as chamas começaram por volta do mesmo horário do ataque e que havia centenas de munições no local. Os bombeiros também evitaram que a casa ao lado pegasse fogo.

De acordo com vizinhos, Cassidy vivia sozinho no imóvel e raramente conversava com outras pessoas da região. 

A polícia também afirmou que cães farejadores encontraram explosivos no prédio de controle de operações da VTA, que fica junto do pátio de manobras, e que o esquadrãos anti-bombas estava realizando uma varredura no local.

"Epidemia" de violência armada

Os Estados Unidos têm uma longa e dolorosa história de violência armada, com tiroteios e massacres em escolas, locais de trabalho e shopping centers.

Os homicídios, principalmente causados por armas de fogo, aumentaram nos Estados Unidos desde o ano passado.

Tiroteios em massa ocorreram nos últimos meses nas instalações de uma empresa de entrega da FedEx em Indianapolis, um prédio de escritórios na Califórnia, um supermercado no Colorado e em spas em Atlanta.

Em agosto de 2019, outro tiroteio em massa na área da baía deixou duas crianças e um homem de 25 anos mortos no festival do alho em Gilroy, quase 50 quilômetros ao sul de San José.

No mês passado, o presidente Joe Biden chamou a violência armada nos Estados Unidos de "epidemia" e "vergonha internacional".

Houve mais de 43.000 mortes por armas de fogo nos Estados Unidos no ano passado, incluindo suicídios, de acordo com o Gun Violence Archive.

Publicidade

Parceiros