Balanço de maio fecha positivo para o Comércio

ACE Ourinhos 21/06/2021 - 21:06:28 Cidade

De acordo com a Boa Vista, movimento do comércio avançou 2,2% em maio.  

Os empresários do comércio de Ourinhos estão começando a respirar mais aliviados com uma crescente retomada econômica, é o que aponta os indicadores de movimento do comércio da Boa Vista.

Continua depois da Publicidade

De acordo com a entidade, o desempenho das vendas do varejo no Brasil avançou 2,2% em maio na comparação mensal dessazonalizada. Na variação acumulada em 12 meses, a queda desacelerou para 1,7% após o indicador apontar elevação de 19,2% na comparação interanual. Vale, ainda, ressaltar que o mês de maio do ano passado também foi muito impactado pela pandemia, tanto que a Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) havia registrado queda de 7,3% em relação a maio de 2019.

“Nossa expectativa era grande quanto a uma melhora expressiva no mês de maio, por conta do dia das mães e também pela flexibilização dos horários. Foi uma melhora pequena, mas sinaliza um avanço na economia, o que nos deixa otimista para os próximos meses”, declarou o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Ourinhos, Robson Martuchi.

Por sua vez, a Boa Vista destaca que “A melhora no indicador reflete, não apenas as medidas de isolamento mais brandas, como também a retomada, mesmo que parcial, da confiança do comércio e dos consumidores. Embora a taxa de desemprego esteja num nível elevado, a inflação esteja pesando sobre o orçamento das famílias e o crédito, por sua vez, esteja ficando mais caro, a tendência de desaceleração da queda na análise de longo prazo se mantém. No entanto, a partir do segundo semestre, uma melhora, sobretudo, no mercado de trabalho se torna cada vez mais importante, dado que a inflação deve continuar sendo um obstáculo por um pouco mais de tempo. Para tanto, um impulso na campanha de vacinação é essencial, e ele está chegando”, finalizou.

Metodologia

O indicador Movimento do Comércio é elaborado a partir da quantidade de consultas à base de dados da Boa Vista, por empresas do setor varejista. As séries têm como ano base a média de 2011 = 100, e passam por ajuste sazonal para avaliação da variação mensal. A partir de janeiro de 2014, houve atualização dos fatores sazonais e reelaboração das séries dessazonalizadas, utilizando o filtro sazonal X-12 ARIMA, disponibilizado pelo US Census Bureau.

Publicidade

Parceiros