Operação Narco Brasil: PRF e PF participam da incineração de 20 toneladas de maconha

assessoria 25/06/2021 - 22:03:10 Brasil

A droga foi escoltada por agentes da PRF e da PF, de São Paulo até Volta Redonda, onde foi incinerada nos fornos da Companhia Siderúrgica Nacional.

 A Polícia Rodoviária Federal e a Polícia Federal realizaram na tarde desta quinta-feira (24), a incineração de cerca de 20 toneladas de maconha nos fornos da Companhia Siderúrgica Nacional, em Volta Redonda (RJ). O evento contou com a presença do Ministro da Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres, do Diretor-Geral Substituto da PRF, Jean Coelho, e do Diretor-Geral da Polícia Federal, Paulo Gustavo Maiurino, além dos Superintendentes da PRF em São Paulo e Rio de Janeiro, PRF Prado e PRF Romulo. 

Continua depois da Publicidade

A PRF e a PF montaram um grande esquema de segurança para escolta dos três caminhões que transportaram a droga, de São Paulo (SP) até Volta Redonda (RJ), com uso de viaturas e helicóptero. Essa ação faz parte da maior ação de combate ao Tráfico de Drogas no País e o dia de 25 de junho é considerado o "D" de incineração de drogas, com a destruição de mais de 200 toneladas em todo o Brasil.

A Operação Narco Brasil foi inciada em junho com ações integradas de prevenção, inteligência e repressão no combate ao tráfico de drogas em todo o país. A ação é coordenada pela Secretaria de Operações Integradas (Seopi), com atuação das polícias Civis e Militares das unidades da federação. “A Seopi tem o papel de promover uma atuação conjunta com os órgãos de segurança pública. A Narco Brasil é uma parceria com a Secretaria Nacional de Política sobre Drogas do MJSP, Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal.

Esse evento coincide com a 23ª Semana Nacional de Políticas sobre Drogas, que começou na última segunda-feira(21) e segue até o próximo sábado(26), com diversas atividades em alusão à data.

A Semana Nacional de Políticas sobre Drogas foi instituída pela Lei 13.840, de 05 de junho de 2019. De acordo com o art. 19-A da Lei 11.343/06, o Governo Federal, por meio da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad), promoverá ações voltadas à redução da oferta de drogas no país.

A semana foi escolhida por fazer alusão ao Dia Internacional de Combate às Drogas e Entorpecentes, celebrado em 26 de junho.

Publicidade

Parceiros