Prefeitura de Ourinhos inicia processo de fechamento do Hospital de Campanha

Assessoria 05/08/2021 - 22:25:58 Cidade

A Prefeitura de Ourinhos inicia a partir deste mês de agosto o processo de fechamento do Hospital de Campanha, criado no início da pandemia do Coronavírus para tratar pacientes com sintomas da doença. 

Um dos poucos hospitais de campanha ainda em funcionamento no Estado de São Paulo, a unidade hospitalar será desativada diante da queda de internações e atendimento, já que desde o mês de julho, com o avanço da vacinação, o número de casos e mortes diminuiu drasticamente em Ourinhos. 

Continua depois da Publicidade

No entanto, o processo de fechamento do hospital será gradativo, pois a rede de saúde do município necessita ser preparada para continuar atendendo a demanda de casos suspeitos e de internações. 

Entre esta preparação da rede de saúde está a questão do pronto atendimento de casos de Covid oferecido no hospital de campanha. A principio o serviço será transferido para as Unidades Básicas de Saúde e em casos mais urgentes para atendimento do Pronto Atendimento do CS1 (Postão e COHAB), bem como na UPA. 

Com relação aos leitos de enfermaria, como a Santa Casa de Ourinhos e a Unidade de Pronto Atendimento passarão a ser as únicas referências para internação, será necessária uma reestruturação para atender a demanda. 

A partir deste mês de agosto, os pacientes que estão internados no hospital de campanha e apresentam evolução do quadro de saúde, começarão a receber alta médica. Já os casos mais graves serão encaminhados para a Santa Casa de Ourinhos ou transferidos via Central de Regulação de Ofertas e Serviços de Saúde (Cross).  

O Hospital de Campanha foi um equipamento fundamental para salvar vidas no momento mais crítico da pandemia em Ourinhos. Em pouco mais de 16 meses de funcionamento, a unidade atendeu quase 11 mil pacientes.

Publicidade

Parceiros