As expectativas do cenário econômico em 2022 são de recuperação total

ACE Ourinhos 11/08/2021 - 18:53:20 Noticias

Dados apresentados em palestra, indicam que o cenário atual já aponta o crescimento de empresas de diversos setores

"Contem com o crescimento da economia local". Esse foi um dos apontamentos mais fortes trazidos pelo economista da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP) Daniel Torcate em sua palestra online "Cenário Econômico 2021", que aconteceu no último 4 de agosto, via Zoom. O evento que contou com a presença de diversas autoridades do sistema S, trouxe boas perspectivas para a recuperação da economia.

Continua depois da Publicidade

Demério Zacharias, Diretor Titular do Departamento de Ação Regional (Depar) da FIESP, foi o primeiro a discursar dando boas-vindas aos presentes. Bem como o Wadir Olivetti, Diretor do Depar Presidente Prudente.

O evento foi iniciado com uma apresentação de Osvaldo Maia, representando da equipe SENAI, sobre Metodologia para Inovação e Tendências da Feira de Hannover que relatou o que aconteceu na feira e apresentou novidades palpáveis para o setor industrial.

Logo em seguida, Daniel Torcate iniciou a sua palestra com o objetivo de traçar caminhos para o futuro ao mostrar a situação econômica atual. Por isso, explicou que a economia registrou em alto grau de resiliência no primeiro semestre deste ano, em comparação ao ano passado. Além da queda de mobilidade em 2020 e menos acentuada e mais forte na recuperação no terceiro trimestre de 2021.

O outro ponto apresentado foi sobre o Produto Interno Bruto (PIB) do primeiro semestre de 2021, que está em bom patamar e significa resiliência pelo conhecimento sobre o coronavírus.

Sobre a Indústria de Transformação, o economista disse que há uma recuperação das perdas que ocorreram antes da fase de pandemia e que o mercado de trabalho está voltando robustamente com carteira registrada no primeiro semestre de 2021, mais de 1,5 milhões de empregos formais e informais.

O futuro é a esperança na vacinação. Atualmente, já são 1,4 milhões de pessoas vacinadas por dia, 43 milhões de brasileiros já estão com o ciclo vacinal completo, 110 milhões com a primeira dose e em dezembro os adultos que desejarem já terão recebido as duas doses da vacina.

Por fim, as expectativas são de indicadores de confiança em desenvolvimento no segundo trimestre, porque o empresário está mais otimista e o consumidor está consumindo mais. E para a FIESP, vivenciamos um cenário de melhora da expectativa da indústria, melhora no PIB com 06% de acréscimo e que a economia possa recuperar empresas, gerar empregos e rendas a partir do ano que vem.

Segundo Robson Martuchi, presidente da Associação Comercial e Empresarial de Ourinhos (ACE) e representante do município como coordenador do Conselho Consultivo SESI/SENAI regional, afirma que a palestra ajudou na compreensão do cenário econômico até o ano que vem. “Foi praticamente um divisor de águas, pois vivemos um cenário de transição em que deixamos grandes dificuldades no passado e iniciamos momentos de recuperação da economia. Compreender como o cenário industrial estava em 2020 e nestes primeiros meses de 2021, nos deu percepções otimistas e esperançosas para nós, empresários, de como proceder com as empresas a partir de agora e garantir uma recuperação total no ano que vem”, finalizou Robson.

Em seguida, a reunião encaminhou-se para o final com a apresentação sobre o panorama do Covid-19 pelo Dr.José Miranda, Sidnei Junqueira, Diretor do SESI Presidente Prudente, falou sobre a retomada presencial gradual das atividades da escola SESI e Sebastião Andrade, Diretor do SENAI Presidente Prudente, proferiu palavras sobre a importância do SENAI.

O encerramento foi com as palavras de agradecimento de Samir Nakad, Diretor Titular do Depar Araçatuba, e com o espaço aberto para perguntas, dúvidas e discussões sobre a pandemia, SESI, SENAI e a economia.

Publicidade

Parceiros