Itália bate recorde de temperatura na Europa com 48,8°C e luta contra incêndios florestais

G 1 11/08/2021 - 20:43:06 Mundo

Medição foi registrada na região da Sicília e superou o recorde europeu anterior, que era de 48,5ºC marcado em 1999 também na Itália.

A forte onda de calor que atinge a Itália fez o país registrar nesta quarta-feira (11) a temperatura de 48,8ºC, um recorde para a Europa. A explicação para as medições está naquilo que os meteorologistas classificam como um anticiclone, fenômeno formado por uma zona de alta pressão atmosférica que eleva as temperaturas. O anticiclone que afeta o país foi apelidado de "Lúcifer".

Continua depois da Publicidade

A temperatura de 48,8ºC, verificada na região da Sicília, bate o recorde europeu anterior: em 1999, os termômetros registraram 48,5ºC, também na Itália.

Na região da Calábria e na Sicília, os bombeiros tiveram que realizar 300 intervenções nas últimas 12 horas para apagar focos de incêndio. Sete aviões Canadair foram mobilizados desde o amanhecer para lançar água sobre as chamas, de acordo com os bombeiros.

Um homem de 77 anos morreu nesta quarta-feira em decorrência de queimaduras sofridas em um incêndio enquanto tentava proteger seu rebanho no interior de Reggio, na Calábria.

Enquanto isso, a Madonia, região montanhosa próxima Palermo, capital da Sicília, está há vários dias cercada por chamas que são alimentadas pelo vento e pelo calor extremo. O fogo destrói plantações, casas e fábricas.

Publicidade

Parceiros