Vendas no varejo atingem crescimento histórico em 20 anos

ACE Ourinhos 28/08/2021 - 05:16:00 Cidade

Segundo o IBGE, as vendas do varejo de calçados e vestuários são os que mais registraram recuperação neste mês

"A tempestade está passando, e o cenário que vemos daqui pra frente é muito próspero", destaca o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Ourinhos (ACE), Robson Martuchi. As vendas do varejo nacional cresceram 3,4% em agosto de acordo com a Pesquisa Mensal de Comércio (PMC) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). É o dado mais alto de uma série histórica do PMC de estatísticas levantadas desde 2000. Além de estar 2,6% acima do recorde de outubro de 2014.  

Continua depois da Publicidade

Em uma visão mais interiorana, no município de Ourinhos é perceptível o crescimento do varejo após março e abril deste ano, que foram os meses do auge da pandemia, e que se aproxima de boas perspectivas de recuperação da economia a partir deste mês. De acordo com o acompanhamento da ACE realizado com os seus associados.

De acordo com o presidente da ACE, Robson Martuchi, “os dados apontam uma trajetória positiva nas vendas que foram iniciadas em maio. Com o avanço da vacinação, as pessoas estão mais confiantes para voltar a sair de suas casas e ir às compras. E muitas atividades estão se destacando neste processo de crescimento e recuperação econômica, como o setor de vestuário, calçados e artigos de uso pessoal”, destacou.

É o que confirma os dados do IBGE que mostram alto crescimento de julho para agosto nas vendas de tecidos, vestuários e calçados com 30,5%, artigos de uso pessoal com 10,4%, móveis e eletrodomésticos com 4,6% e equipamentos e materiais de escritório com 1,5%.

Além do aumento de 4,6% no varejo ampliado ao ser comparado com os dados de julho de 2020, bem como o crescimento de 3,9% nas vendas de veículos, motos, peças e material de construção em agosto.

Publicidade

Mais Acessadas da Semana

Parceiros