Conta de luz está cada vez mais cara.

G 1 06/09/2021 - 13:45:12 Brasil

Com a agravamento da crise hídrica, contas devem aumentar quase 7% a partir de setembro. Alta impacta direta e indiretamente o bolso dos brasileiros, e prejudica retomada econômica.

A conta de luz vai ficar ainda mais cara. Nesta terça-feira (31), a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) criou a "bandeira tarifária escassez hídrica", o que deve representar um aumento de 7% nas contas de todo o país a partir de setembro.

Continua depois da Publicidade

É mais uma pressão para o já combalido orçamento familiar - que sofre com a alta do preço do combustível e dos alimentos.

O ministro da Economia, Paulo Guedes, chegou a questionar qual seria o problema de a "energia ficar um pouco mais cara porque choveu menos". Na fala, que gerou críticas, ele afirmou ainda que "não adianta ficar chorando", pois a população terá de arcar com o aumento do custo da produção de energia diante da seca que atinge o país.

Quem paga conta de luz todos os meses, no entanto, conhece alguns dos problemas dessa alta: a energia consome um fatia cada vez maior dos orçamentos domésticos, pressiona outros preços e aperta as contas das famílias.

O impacto no bolso dos brasileiros é consequência, especialmente da crise hídrica pela qual o Brasil atravessa. O preço da energia elétrica já subiu quase três vezes mais que a inflação ao longo dos primeiros oito meses de 2021, refletindo em aumento disseminado nos preços de diversos produtos e serviços.

Publicidade

Parceiros