Mais de 40% de tentativas de golpes são feitas pelo telefone

ACE Ourinhos 13/09/2021 - 23:17:20 Noticias

ACE Ourinhos alerta consumidores e comerciantes sobre o golpe via ligação ou mensagem SMS

No Brasil, mais de 40% do total de tentativas de golpes são realizadas por ligações em telefones celulares. A maioria dos criminosos aproveitam da boa-fé das pessoas para aplicar os golpes e, infelizmente, segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), os golpes aumentaram em 340% em janeiro e fevereiro de 2021.

Continua depois da Publicidade

Normalmente, os golpistas se passam por operadoras de celulares, bancos, lojas, entre outros, e solicitam o código de acesso enviado por SMS para confirmar os dados e protocolos pessoais da vítima. Caso a pessoa confirme, automaticamente o aplicativo Whatsapp é clonado.

Os criminosos também utilizam das mídias sociais, como o Instagram e Facebook. O presidente da Associação Comercial e Empresarial de Ourinhos (ACE), Robson Martuchi, orienta as pessoas para “sempre desconfiarem de solicitações de senha, não fornecer dado pessoal nem entregar cartão para ninguém, não informar nenhum código recebido por SMS, observar os sites de compras na internet, acompanhar o extrato de despesas e desligar imediatamente alguma ligação de desconhecido. E os comerciantes também precisam estar atentos a este tipo de golpe, caso algum cliente tenha reclamado de alguma situação imprópria, o correto é procurar pela autoridade adequada a resolver este problema”, finaliza o presidente.

Portanto, como forma de prevenção, a ACE Ourinhos alerta:
-Número desconhecido não é recomendado atender a ligação;
-Não atender ligações a cobrar;
-Não ligue de volta para números suspeitos;
-Se receber chamada de telemarketing em horário inadequado, verifique se é possível denunciar via Proteção e Defesa do Consumidor (Procon);
-Se alguém ligar dizendo que seu amigo ou familiar está em perigo, mantenha a calma e procure saber se a informação é verdadeira;
-No celular existem ferramentas para bloquear chamadas suspeitas;

Publicidade

Parceiros