Cachorro enterrado vivo está internado em Botucatu. Foi lançado para morte, diz presidente de ONG.

da reportagem 16/09/2021 - 01:47:29 Brasil

A União Protetora dos Animais (UIPA) de Itapetininga (SP) contou sobre o resgate do cachorro que foi enterrado vivo às margens de uma rodovia, em Tatuí. Segundo a ONG que participou no atendimento ao animal, o cão apresentava corte profundo no pescoço e um quadro gravíssimo de desnutrição. O cachorro foi levado para o Hospital Veterinário de Botucatu, para realizar o tratamento especializado.

“O animal foi lançado para morte. Acreditamos que a pessoa que enterrou cachorro ali achou que ele já estivesse morto. Pensar que um ser humano enterrou um animal vivo é lamentável”, conta Fernanda Nery, presidente da UIPA.

Continua depois da Publicidade

O cachorro, de aproximadamente 6 anos de idade, foi encontrado por um casal de Itapetininga que transitava pela Rodovia Antônio Romano Schincariol, na tarde de domingo (12). Segundo o boletim de ocorrência, os moradores viram uma pessoa com uma enxada nas mãos, na altura do quilômetro 28, e pararam para verificar a situação.

Conforme o BO, o casal fez perguntas ao homem, mas ele colocou a enxada no porta-malas do carro e saiu rapidamente do local. Logo depois, os moradores encontraram um monte de terra com uma pequena parte da cabeça do cachorro, que agonizava, segundo a associação.

Ainda de acordo com o registro policial, o casal cavou o buraco e resgatou o cão. Os moradores continuaram a viagem que faziam até a casa de parentes em Boituva e, na segunda-feira (13), levaram o animal até o Ambulatório Municipal Pet de Itapetininga.

Segundo a prefeitura, o cão da raça Dachshund (cachorro salsicha) recebeu cuidados como aplicação de soro, assepsia, sedação e curativo.

Um boletim de ocorrência por maus-tratos foi registrado nesta terça-feira (14) na delegacia de Tatuí, e o caso será investigado pela Polícia Civil.

A prefeitura disse ainda que, como testemunhas do atendimento, os profissionais do Ambulatório Municipal Pet estão à disposição das autoridades competentes para colaborar nas investigações do caso.

Publicidade

Parceiros