Setembro é o mês dedicado às ações de prevenção ao suicídio e pela luta das pessoas com deficiência

ACE Ourinhos 17/09/2021 - 20:02:13 Cidade

A representação do mês é na cor amarela para a prevenção do suicídio e verde que simboliza as ações pela inclusão social

Como uma entidade de classe, sem fins lucrativos, a Associação Comercial e Empresarial de Ourinhos (ACE) está atenta ao calendário nacional, apoiando ações sociais, esportivas e culturais. "É com grande prazer que exercemos nossa responsabilidade social, apoiando as manifestações e ações que marcam o mês de setembro sobre a prevenção ao suicídio e a causa pelas pessoas com deficiência”, destaca Robson Martuchi, presidente da entidade. O mês é lembrando pela cor amarela, para representar a prevenção ao suicídio, e a verde que simboliza a luta pela inclusão.

Continua depois da Publicidade

Histórico - Em 1994, dia 10 de setembro, Michael Emme, 17, tirou a sua própria vida dentro do seu veículo, um Mustang Amarelo. Foi um acontecimento que proporcionou muita comoção aos amigos e familiares. Os seus entes produziram cartões com fitas amarelas com frases motivacionais que incentivavam a procurar por ajuda e distribuíram a todos que estavam presentes no velório. Foi desta maneira que nasceu o setembro amarelo com o objetivo de conscientização sobre o suicídio e a prevenção. 

Já o setembro verde, relacionado ao Dia Nacional da Luta das Pessoas com Deficiência, é comemorado no dia 21 por ser uma data próxima ao início da Primavera e por ser o Dia da Árvore. A intenção é de que as pessoas assimilem que uma sociedade acessível e inclusiva deve ser sustentável em todos os aspectos. E a cor verde representa o conceito de florescimento e frutificação dos direitos como processo de consolidação, uma espécie de estratégia de promoção de uma grande campanha de inclusão social.

“Desejamos viver em uma sociedade desenvolvida intelectualmente, que aceite as diferenças e que pratiquem e promovam o respeito para todos. Nossa missão, enquanto agentes sociais, é apoiar e colaborar com cada luta de inclusão e ações que buscam pela melhoria da saúde mental. Queremos ser voz, por uma população mais empática e com mais respeito ao próximo", finalizou Martuchi. 

Publicidade

Mais Acessadas da Semana

Parceiros