Hospital de Campanha encerra as atividades após atender cerca de 11 mil pessoas

Assessoria 27/09/2021 - 21:34:42 Noticias

A Prefeitura de Ourinhos, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, encerrou oficialmente na manhã desta sexta-feira (24) o atendimento no Hospital de Campanha em enfreamento ao Covid-19, instalado em um hotel no centro da cidade.

O fechamento foi possível com a queda no número de internações proporcionados pela ampla vacinação, atualmente com mais de metade da população totalmente imunizada.

Continua depois da Publicidade

O último paciente do Hospital Covid-19 a receber alta foi Mateus Luan Fernando, de 27 anos. A equipe do Hospital se reuniu para se despedir dele, em um momento emocionante para todos: “Só tenho a agradecer a Deus por essa oportunidade de continuar vivo. O atendimento no Hospital foi excelente, são anjos que nos acolhem muito bem”, disse o jovem.

Iniciativa pioneira na região e referência em todo o Estado de São Paulo, o Hospital Covid-19 foi inaugurado em 17 de abril de 2020 pelo prefeito Lucas Pocay, com uma equipe completa de médicos, enfermeiros, entre outros profissionais de saúde, com toda a estrutura necessária para atender pacientes com casos de baixa e média complexidade.

O Hospital cumpriu um importante papel no isolamento e tratamento de aproximadamente 11 mil pacientes, evitando que os índices de contágio e necessidade de internações em UTI fossem maiores.

O local contava com mais de 50 leitos de internação e estabilização, mini usina de oxigênio, além de um compressor específico de ar comprimido e aparelho de raio-x. Desde o fim de abril deste ano, passou a realizar também o Pronto-Atendimento de pacientes com sintomas da doença.

Ourinhos é um dos poucos municípios do país que ainda mantinha a estrutura de hospital exclusivo para pacientes com Covid-19. Grande parte do custeio de funcionamento da estrutura foi de responsabilidade da Prefeitura, que também batalhou durante meses por recursos junto ao Governo do Estado e Governo Federal.

O fechamento foi feita de forma gradual para que a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e a Santa Casa de Misericórdia de Ourinhos pudessem se adaptar para a atender integralmente a demanda de internações a partir de agora. Já o atendimento inicial das pessoas com sintomas de Covid-19, será feito nas Unidades Básicas de Saúde e nos Pronto-Atendimentos da Cohab, Posto Central e da UPA.

Publicidade

Parceiros