Cruzeiros têm 798 novos casos de Covid-19 em 9 dias, diz Anvisa.

G 1 04/01/2022 - 22:44:23 Brasil

Número representa um crescimento em 25 vezes do total de infecções registradas nos primeiros 55 dias de temporada.

Cinco embarcações que operam no Brasil registraram 798 novos casos de Covid-19 em apenas 9 dias. O dado representa um crescimento em 25 vezes das infecções confirmadas nos primeiros 55 dias da temporada de navios de cruzeiro, quando 31 pessoas estavam contaminadas, disse a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Continua depois da Publicidade

De acordo com o órgão, o aumento exponencial dos casos reforça a necessidade da sua Nota Técnica, divulgada na sexta-feira (31), em que recomendou ao Ministério da Saúde a suspensão provisória imediata da temporada de navios de cruzeiro no Brasil.

No total, desde o início da temporada, no dia 1 de novembro, foram confirmados 829 casos de infecção entre tripulantes e passageiros dessas embarcações.

Deste número, 60% se trata de tripulantes. Segundo a Anvisa, isso ocorre por serem viajantes que passam maior período de permanência nos navios. Para a organização, essas ocorrências apontam maior grau de risco à condição sanitária desses cruzeiros.

De acordo com a nota da Agência, em reunião na segunda-feira (3) com representantes do Ministério da Saúde, estados e municípios apoiaram a posição do órgão pela suspensão provisória da temporada de navios de cruzeiro no Brasil.

Ainda na segunda-feira, a Associação Brasileira de Navios de Cruzeiros (Clia) divulgou que as companhias paralisarão suas operações no Brasil até o próximo dia 21.

Horas depois de as empresas fazerem o anuncio, o governo federal declarou concordar com a medida e que fará novas reuniões para avaliar a possibilidade da retomada das atividades.

Publicidade

Parceiros