Micro e pequenos empresários fecham saldo do ano com crescimento no nível de confiança

ACE Ourinhos 18/01/2022 - 17:22:28 Noticias

A pesquisa aponta ainda que 56% dos empresários consultados pretendiam realizar investimentos em seus negócios até o fim de 2021, para começar o ano com o pé no acelerador

De acordo com a empresa de informações de crédito, Boa Vista SCPC, o nível de confiança de micro e pequenos empresários no que se refere à retomada da economia e suas perspectivas de novos investimentos fecha o ano com saldo positivo e de crescimento. 

Continua depois da Publicidade

Parceiros da Associação Comercial e Empresarial de Ourinhos, uma pesquisa foi realizada pela empresa de inteligência analítica Boa Vista. De acordo com o levantamento, ao final do 3º trimestre de 2021, 63% dos representantes dos setores do comércio e de serviços estavam mais otimistas com o desempenho dos seus negócios em comparação ao primeiro trimestre deste ano, quando foi registrado um percentual de 59%.

"O empresariado está apostando em uma retomada em 2022, se fortalecendo, buscando melhorar a gestão, os processos, qualificando suas equipes. É o que estamos vendo em Ourinhos e em todo país. O consumidor está voltando, com muitos anseios e expectativa, pois passamos grandes períodos de isolamento. Por isso, quem se preparar, vai sair na frente", destacou o presidente da ACE Ourinhos, Robson Martuchi.

A pesquisa aponta ainda que 56% dos empresários consultados pretendiam realizar investimentos em seus negócios até o fim de 2021, para começar o ano com o pé no acelerador. Deste total, 6 em cada 10 irão apostar em novos produtos e também em tecnologia da informação. Outros 51% pretendem aplicar em mão de obra qualificada.

Junto à necessidade de investir para gerar crescimento, o estudo também apresenta que 49% dos empresários esperam diminuição relevante no nível de endividamento de suas empresas: 38% acreditam que os índices devem cair, 30% receiam que ocorra crescimento, e outros 32% apostam na sua estabilidade.

Por fim, a pesquisa da Boa Vista apontou estabilidade na intenção de demanda por crédito. Ao final do 3º trimestre de 2020, o registro foi de 46%, o mesmo apontado em 2021. Neste universo de 46%, a contratação de crédito terá por objetivo garantir o capital de giro, com 41% das menções, praticamente o mesmo patamar do 3 º trimestre de 2020 (42%). Outros 16% declaram ter como prioridade o pagamento das dívidas.

Publicidade

Parceiros