Programa Merenda de Qualidade garante alimentação para mais de 11 mil alunos.

da reportagem 18/03/2022 - 03:28:12 Diversos

Um dos principais programas na área da Educação de Ourinhos é o Merenda de Qualidade, que tem garantindo alimentação balanceada e nutritiva para mais de 11 mil alunos da Rede Municipal de Ensino.

Implantado em 2017, o programa distribui mais de 24 mil refeições por dia entre creche, EMEIS , EMEF e Escolas do Estado. O cardápio é elaborado de acordo com cada faixa etária e acompanhado por uma equipe de nutricionistas, que também realiza visita técnica nas unidades escolares.

Continua depois da Publicidade

O cardápio traz uma alimentação balanceada e nutritiva com alimentos com ingredientes integrais, colocando fim aos alimentos açucarados e processados artificialmente. No cardápio incluiu-se também mais frutas, legumes e vegetais e também é elaborado de forma especial para alunos que possuem alguma restrição alimentícia.

A nutricionista Raphaela Foltran Scucato explicou que todos os produtos servidos na merenda são rigorosamente fiscalizados pela equipe técnica de nutricionistas como pelas cozinheiras das escolas. “Nós fiscalizamos a qualidade dos produtos estocados, assim como o hortifrúti e a carne. Fazemos a verificação das amostragens, realizamos treinamentos com as cozinheiras de como receber os alimentos, e quando não estão em boas condições para o consumo a nossa orientação é que esses produtos não sejam recebidos”, explicou a nutricionista.

De acordo com a equipe de nutricionistas, as merendas são servidas quatro vezes ao dia nas Creches com café da manhã, almoço, café da tarde e janta; nas Emeis, Emefs e Escolas Estaduais é servido uma refeição; e na Escola de Ensino Integral são três vezes ao dia com lanche da manhã, almoço e lanche da tarde.

Publicidade

Parceiros