Saúde realiza campanha contra a tuberculose entre os dias 21 e 31 de março

da reportagem 18/03/2022 - 03:41:21 Uti. Pública

A Prefeitura de Ourinhos, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informa que durante os dias 21 e 31 de março será feita uma campanha especial para diagnóstico de casos de tuberculose.

Qualquer pessoa com sintomas da doença pode procurar uma Unidade Básica de Saúde mais próxima da sua casa durante o horário de funcionamento e realizar o exame de coleta para diagnóstico. A tuberculose tem cura e o tratamento é gratuito pelo SUS, com duração de 6 a 12 meses.

Continua depois da Publicidade

TRANSMISSÃO E SINTOMAS

A tuberculose é uma doença transmitida pelo ar durante a fala, espirro ou tosse das pessoas com a infecção ativa. Segundo o Ministério da Saúde, um indivíduo sem tratamento pode infectar até outras 15 pessoas.

O principal sintoma é a tosse seca persistente por três semanas ou mais. O paciente também pode apresentar febre vespertina, sudorese noturna, emagrecimento e fadiga.

Uma das principais formas de proteção é a vacina BCG, dada durante a infância gratuitamente pelo SUS, e que evita as formas mais graves da doença, como a tuberculose miliar e a meníngea.

OURINHOS É EXEMPLO

Em 2021, o município de Ourinhos foi premiado por ser uma das cidades com maior índice de cura da tuberculose no estado, com 88%. Segundo o “Boletim Especial Tuberculose” mais recente publicado pelo Centro Estadual de Vigilância Epidemiológica, foram registrados 25 novos casos em 2020.

CAPACITAÇÃO

Na manhã de 24 de março, Dia Mundial de Combate à Tuberculose, os enfermeiros e agentes comunitários de saúde da rede municipal participarão de uma capacitação por vídeo na Secretaria de Saúde para atualizarem seus conhecimentos e prestar um atendimento de excelência aos munícipes.

Publicidade

Parceiros