Prefeitura de Ourinhos promove ação de educação ambiental com visita ao projeto piloto de bacia de evapo transpiração.

da reportagem 04/04/2022 - 20:20:16 Uti. Pública

A Prefeitura de Ourinhos, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura, realizou uma ação de educação ambiental com a visita de 50 alunos do 8º ano da Escola Josefha Cubas ao Projeto Piloto de Bacia de evapoTranspiração (BET).

A visita contou com palestra ministrada pela educadora ambiental da SEMAA, Minéia Cazari, que abordou a importância do tratamento de esgotos e do saneamento e explicou sobre a construção, funcionamento e objetivo da BET ou Fossa das Bananeiras e sanou as dúvidas dos alunos.

Continua depois da Publicidade

Conhecida popularmente como "fossa das bananeiras", é um sistema fechado de tratamento de águas negras, (provenientes dos vasos sanitários convencionais. Este sistema não gera nenhum resíduo ou efluente e evita a poluição do solo, das águas superficiais e do lençol freático. Nele os resíduos humanos são transformados em nutrientes para plantas e a água só sai por evapotranspiração, portanto completamente limpa.

A "BET" Bacia de EvapoTranspiração que encontra-se no viveiro de mudas, foi uma ideia surgida pelo estagiário da UNESP Andrew Andolpho, para ser uma pró atividade da Diretiva de Esgoto Tratado do Programa Município Verde Azul e tem o objetivo de ser implementada na zona rural de Ourinhos, substituindo as fossas negras existentes em algumas propriedades, solucionando assim um grande problema ambiental.

As ações compõem as comemorações do Mês da Água.

Publicidade

Parceiros